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Foto do escritorPedro Junceiro

Rafale E-Tech 4x4 300 cv à “boleia” da Alpine

Novo modelo da Renault recebe versão de alto desempenho com o cunho da marca desportiva do grupo, para prestações melhoradas e comportamento ainda mais dinâmico.



Prestes a ser lançado no mercado nacional, o Rafale terá como modelo de topo uma versão E-Tech 4x4 de 300 cv, a qual foi desenvolvida pela Alpine para prestações e capacidades melhoradas. Em grande destaque está a adição de um motor elétrico atrás, que permite assim oferecer tração integral eletrificada, enquanto a bateria de 22 kWh (recarregável na tomada) permite até 100 km de autonomia em modo 100% elétrico.

 

A motorização E-Tech 4x4 de 300 cv deste Rafale foi concebida sobre a base técnica da variante híbrida E-Tech de 200 cv, embora aqui melhorada substancialmente com a adição de um terceiro motor elétrico (no eixo traseiro) e de uma bateria recarregável de 22 kW que, em conjunto, permitem melhorar as qualidades dinâmicas deste SUV de visual coupé.



Assim, o componente térmico não se altera, mantendo-se o motor 1.2 a gasolina de três cilindros (embora com novo turbocompressor), que aumenta a sua potência para 150 cv (face aos 130 cv da versão E-Tech de 200 cv) e o binário para 230 Nm (contra 205 Nm). A caixa de velocidades multimodo, sem embraiagem, está devidamente adaptada a estas alterações.

 

Ao motor de combustão estão acoplados três motores elétricos (dois principais e um secundário): no eixo dianteiro está um motor elétrico principal de 70 cv (50 kW) e 205 Nm, enquanto no eixo traseiro está agora um motor elétrico de 136 cv (100 kW) e 195 Nm. A estes dois junta-se um motor de arranque/gerador de alta voltagem (HSG), que também contribui com 34 cv (25 kW) e 50 Nm, embora as suas principais funções sejam a colocação em funcionamento do motor de combustão interna, operar as mudanças da caixa de velocidades automática e ajudar a recarregar a bateria.



As prestações saem, naturalmente, beneficiadas com estes dados, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos (contra os 8,9 segundos do E-Tech 200 cv) e cumpre os 1.000 metros com arranque parado em 26,9 segundos. O consumo em ciclo combinado WLTP desta versão cifra-se nos 0,7 litros/100 km (15 g/km de CO2) e mantém-se nos 5,8 litros/100 km (132 g/km de CO2) com a bateria descarregada (homologação WLTP em curso). A velocidade máxima em modo elétrico é de até 135 km/h.

 

A bateria de iões de lítio de 22 kWh/400 V pode ser recarregada a um máximo de 7,4 kW (32 A), com que repõe de 0 a 80% do estado de carga em 2h10 (necessita de mais 45 minutos para completar o processo de carregamento).

 

O botão “EV Mode” a bordo permite, através de um menu, ativar três modos, entre o híbrido (por defeito), elétrico (modo forçado enquanto há carga na bateria) e “E-save” (utiliza o motor de combustão interna, desde o arranque, para carregar a bateria até 25% na antecipação a uma zona urbana, por exemplo).



 Experiência Alpine num chassis específico 

Além do nível de equipamento Esprit Alpine, comum à versão híbrida E-Tech 200 cv, o Rafale E-Tech 4x4 300 cv é proposto numa nova versão Atelier Alpine, que permite aos condutores do Renault Rafale usufruírem da "experiência Alpine" graças a um chassi melhorado por uma dúzia de engenheiros dedicados da Alpine Cars. Entre os elementos especiais adicionados contam-se amortecedores, molas, para-choques, barras estabilizadoras dianteira e traseira e jantes de 21 polegadas, mas também um novo sistema de amortecimento controlado, denominado suspensão ativa com câmara preditiva.

 

Apelidada de “suspensão inteligente” pela Renault, é controlada eletronicamente e está ligada a uma câmara situada na parte superior do para-brisas, tendo em conta a velocidade e a reação do condutor para ajustar, continuamente, o amortecimento, por exemplo, em caso de lombas ou de obstáculos na estrada.



Esta versão conta ainda com modos específicos do sistema Agility Control, calibração das unidades eletrónicas (UEC) que controlam a travagem, a travagem regenerativa, o controlo da estabilidade e da trajetória e a direção assistida e mexidas nos apoios do motor. Os pneus desportivos da Continental completam o leque de alterações introduzidas no Rafale E-Tech 4x4 300 cv.

 

No que diz respeito aos modos do Agility Control, o ecrã multimédia dispõe de menu denominado "Chassis Control" que permite ao condutor ajustar os parâmetros do sistema 4Control Advanced, os níveis de amortecimento e os ângulos de direção traseiros de três formas, variando entre o “Confort” (mais confortável para o dia-a-dia), “Dynamique” (para compromisso entre agilidade e um bom nível de filtragem) e “Sport” (máxima ênfase na agilidade e no prazer de condução).



Estas definições do Agility Control estão disponíveis em todos os modos de condução (“Eco”, “Confort”, “Sport” e “Perso”), exceto no modo “Snow” (Neve). O novo Rafale tem ainda sistema de quatro rodas direcionais para melhorar a sua agilidade, ao passo que o sistema de tração integral varia a distribuição do binário entre os dois eixos – de 100% nas rodas dianteiras a 100% nas rodas traseiras. Regra geral, a tração dianteira é preferível até aos 70 km/h e a tração traseira acima disso.

 

Detalhes de design específicos

 O Rafale E-Tech 4x4 300 cv Atelier Alpine distingue-se do resto da gama pela cor exclusiva da carroçaria, “Azul Cume Acetinado”, pelo spoiler em preto “Estrela” e pelas jantes especiais “Chicane” de 21 polegadas, equipadas com pneus Continental (jantes de 20 polegadas para o nível de equipamento Esprit Alpine). Numa alusão desportiva à marca Alpine, o interior dos Rafale E-Tech 4x4 300 cv Esprit Alpine e Atelier Alpine apresentam tapetes na icónica cor azul da marca do “A” em forma de seta.



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