top of page

Radical livre: Mustang GTD faz estreia europeia em Le Mans

Saltando das pistas para as estradas públicas, o Mustang GTD foi revelado oficialmente na pista de Le Mans, na antecâmara das 24 Horas de Le Mans de 2024. O “alvo” é fazer uma volta ao anel Norte de Nürburgring em menos de sete minutos.



Mais radical do que qualquer outro Ford Mustang alguma vez produzido para a estrada, o Mustang GTD visa performances fora de série com uma série de atributos que se inspiram diretamente nas pistas, mas que são agora aplicadas num modelo com homologação para estradas públicas.

 

Falamos, muito em concreto, do Mustang GTD com o Pack Performance que incrementa a sua agilidade graças à adoção de elementos aerodinâmicos ativos e capazes de oferecer um desempenho melhorado em pista e em condução rápida. Esse pacote pode ser ainda combinado com outro, com o foco no carbono, com diversos elementos em fibra de carbono exposta, para assim sublinhar o seu foco na ligeireza e agilidade.



Já no interior foram removidos sistemas considerados supérfluos para a função superdesportiva, focando-se mais nas necessidades do condutor. Exemplo disso são os bancos Recaro de série deste modelo, aliando-se ao novo volante para um interior mais desportivo, quase mimetizando os modelos que irão competir este fim de semana na mais emblemática prova de resistência automóvel do mundo.

 

O volante de base plana tem um aro espesso com inserções “Dinamica” e revestimento em pele, não faltando logo aqui alguns apontamentos em fibra de carbono. Exclusivos do Mustang GTD são os botões no volante, para ajustar a firmeza da suspensão e o modo de escape, permitindo ajustar o desempenho do automóvel de forma mais simples.



Dois novos botões também se juntam ao painel à frente do seletor de velocidades rotativo, para aceder à página “Track Apps” e ativar uma função de elevação do eixo dianteiro para ajudar a evitar obstáculos em parques de estacionamento e entradas de garagem. Afinal de contas, terá de “navegar” pelo mundo real. Na estreia na Europa, o Mustang GTD conta com uma pintura “Chroma Flame” para maior distinção visual, sendo uma das seis cores do modelo, juntamente com as tonalidades cinzento “Polymimetic Grey”, vermelho “Race Red”, preto “Shadow Black”, branco “Frozen White” e azul “Lightning Blue”.



Menos de sete minutos no “Inferno Verde” 

Para qualquer desportivo, os tempos no circuito de Nürburgring Nordschleife são sempre vistos como barómetros importantes e a Ford admite que quer fazer uma volta ao mítico “Inferno Verde” em menos de sete minutos. Para tal, o pack Performance joga um papel fundamental, graças às aletas aerodinâmicas e ao “splitter” maior na secção frontal, a que se juntam abas sob a carroçaria e um sistema de redução de atrito na asa traseira, semelhante ao DRS da Fórmula 1, que não sacrificam a carga aerodinâmica em curva.

 

Adicionalmente, o pack Performance também inclui um pack Lightweight, que remove algum material de insonorização e adiciona jantes de magnésio de 20 polegadas, para além de uma frente exclusiva. Apesar de estar presente nesta versão “Carbon Series”, o pack Performance está disponível em toda a gama Mustang GTD.

 

Quanto à versão “Carbon Series”, destaca a carroçaria em fibra de carbono, com capot, tejadilho e tampa da bagageira sem pintura, enquanto as jantes (em alumínio ou magnésio) são pintadas em Magnetite. Estão disponíveis faixas com a cor da carroçaria ou em contraste, bem como pinças de travão pintadas em azul, vermelho ou preto.



“Muitos automóveis desportivos são excelentes numa coisa. Mas para um carro fazer uma volta rápida em Nürburgring, precisa de ser excelente em tudo. Curvas, aderência, travagem, aceleração, não há um única aspeto em que o seu desempenho não tenha de ser excecional”, referiu o Engenheiro Chefe do Mustang GTD, Greg Goodall. “Desde a carroçaria leve em fibra de carbono em todos os GTD até à aerodinâmica ativa do pacote Performance, percebemos, através da competição, como fazer com que o Mustang GTD se destaque em todo os aspetos, tudo em busca de uma volta ao circuito de Nürburgring abaixo dos sete minutos”, complementou.



Mais de 800 cv de potência 

Os condutores também têm um maior controlo sobre a forma como a caixa de dupla embraiagem de oito velocidades, de série, gere os mais de 800 cv do motor V8 de 5.2 litros sobrealimentado, graças às patilhas de titânio impressas em 3D. De grandes dimensões e com um padrão hexagonal, foram concebidas sob o mesmo espírito dos componentes de competição, ou seja, para maior facilidade de utilização pelos dedos. O acabamento em titânio também está disponível no seletor de velocidades rotativo na consola central. O modelo dispõe de seis modos de condução para variar as configurações de componentes como o motor ou suspensão.



Ainda em termos de tecnologia, o Mustang GTD herda o motor de jogo “Unreal Engine” para dar vida ao sistema de infoentretenimento “SYNC 4”, com gráficos de boas-vindas e de despedida específicos do Mustang GTD, apresentados no ecrã tátil de 13,2 polegadas e no painel de instrumentos digital reconfigurável de 12,4 polegadas.


As encomendas abrem agora com os interessados a terem de inscrever-se no site TheMustangGTD.com, onde poderão candidatar-se à compra do Mustang mais rebelde e musculado de sempre.

O Mustang GTD demarca-se ainda pelo novo painel de instrumentos Performance, o qual coloca o indicador das mudanças e o conta-rotações à frente e ao centro, enquanto elimina todas as informações supérfluas.

 


0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page