Doença súbita de Sainz obriga Ferrari a chamar um britânico de 18 anos à equipa! Piloto mais novo ao volante de monolugar da Scuderia em grande prémio do Mundial, sucedendo ao mexicano Ricardo Rodríguez
O azar de Carlos Sainz é a sorte de Oliver Bearman, o piloto nas “bocas do mundo” de forma tão inesperada como surpreendente, após a convocatória pela Scuderia Ferrari para substituir o espanhol vítima de apendicite na Arábia Saudita, a ronda 2 do Mundial de 2024!
Bearman, em Jeddah, tem a “oportunidade de uma vida”… Natural de Chelmsford, em Inglaterra, o piloto de 18 anos compete na Fórmula 2 com Prema, campeonato que terminou na 6.ª posição em 2023, com pecúlio interessantíssimo (4 vitórias, 6 “pole position”, 6 pódios ou 2 voltas mais rápidas), foi 3.º na Fórmula 3 em 2022 e, em 2021, conseguiu 2 títulos de Fórmula 4, na Alemanha e em Itália, os resultados na origem do convite para integrar a Academia Ferrari.
“Ollie”, no ano passado, participou em dois treinos livres 1 com a Haas, no México e no Abu Dhabi, com desempenhos que impressionaram tanto os responsáveis da equipa norte-americana como da Scuderia. A apendicite de Sainz proporciona-lhe mão cheia registos históricos… O último piloto a estrear-se no Mundial de Fórmula 1 ao volante de um monolugar da Ferrari foi o italiano Arturo Merzario, em 1972 (há 50 anos!), na Grã-Bretanha. Bearman é, também, o primeiro britânico na formação transalpina desde Eddie Irvine, em 1999. E, talvez o facto mais interessante, nunca a Ferrari teve piloto tão novo em ação na categoria-rainha do desporto automóvel, com o britânico a superar o recorde que pertencia ao mexicano Ricardo Rodrígues (Itália-1961), com 19 anos e 208 dias!
Curiosamente, Bearrman teve conhecimento da "convocatória" depois de ganhar a piloto "protegido" da equipa Mercedes, o italiano Andrea Kimi Antonelli, de apenas 17 anos, companheiro na Prema, na luta pela “pole position” para o Sprint da Fórmula 2 na Arábia Saudita – o "candidato" a parceiro de Russell em 2025 foi só 6.º, a 0,228 s do britânico, também a posição em que terminou a corrida ganha hoje pelo norueguês Dennis Hauger, da MP Motorsport.
Comments