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Jeep exibe quatro estudos novos no Safari da Páscoa

Atualizado: 29 de mar.

A marca norte-americana, cumprindo tradição, apresentou os "concepts" que desenvolveu para a edição deste ano do "Easter Jeep Safari", encontro no Moab, no estado do Utah, EUA, no qual os entusiastas partilham muitas experiências com os seus 4x4



Realizada entre os dias 23 e 31, a 58.ª edição do Easter Jeep Safari volta a colocar a marca norte-americana em destaque, com os novos "concepts" da Jeep a serem revelados como visões mais arrojadas. Quatro estudos, incluindo da divisão especial Performance Parts (JPP), foram apresentados no evento de 2024, cumprindo o hábito do fabricante de revelar projetos para o futuro neste encontro realizado na quadra pascal.

 

“O Easter Jeep Safari em Moab, Utah, é o local perfeito para os novos 'concepts' da Jeep, com mais de 20.000 entusiastas a reunirem-se, anualmente, para celebrarem a marca 4x4 mais icónica do mundo", afirmou Bill Peffer, vice-presidente sénior e responsável pela Jeep na América do Norte.


Mais de 20.000 entusiastas da Jeep reúnem-se todos os anos para celebrar a marca 4x4 mais icónica do mundo

Dois modelos são "concepts" que prestam homenagem a outros automóveis do passado: o Wrangler Low Down inspira-se no estudo Lower 40 de 2009, com um motor V8 392, enquanto o Wrangler 4xe Willys Dispatcher conta com um sistema híbrido de tração integral associado a um "design" retro inspirado nos primeiros SUV civis, que foram produzidos pela marca no período pós-II Guerra. Outros dois "concepts" apresentam-se "cunhados" pela JPP, o High Top baseado no Gladiator e o Vacationeer derivado do Grand Wagoneer, ambos equipados com motores de 6 cilindros, um com o Pentastar V6 de 3,6 litros, outro com o Hurricane Twin Turbo 510.



Dois "concepts" originais 

Os dois "concepts" originais mostram abordagens diferentes da Jeep para necessidades específicas. O Wrangler Low Down retira inspiração doutro "concept", o Wrangler Lower 40 revelado na 43ª edição do Easter Jeep Safari, em 2009. O Lower 40 de 2 portas acomodava enormes pneus de 40'' para terreno lamacento e possuía um motor V8 de 5,7 litros, tornando-se num clássico quase instantaneamente.

 

Serviu também de inspiração para este novo "concept", o qual recorre a enormes pneus BF Goodrich Krawler R20 de 42'' para terreno lamacento montados em jantes do tipo "beadlock" de 20'' sob os seus guarda-lamas de carbono personalizados e de elevada capacidade. A suspensão original do Wrangler Rubicon 392 mantém-se intacta, mas os eixos Dana 60 com engrenagens 5.38 substituem os Dana 44 normais com engrenagens 4:10. Entre o diâmetro dos pneus e o encurtamento dos para-choques dianteiro e traseiro, o centro de gravidade do Low Down mantém-se baixo, enquanto a distância ao solo, a distância de viragem e os ângulos de aproximação e de saída aumentam drasticamente.



A carroçaria, revestida com uma profunda pintura Poison Apple Red, foi simplificada através da remoção dos puxadores das portas traseiras, de um "capot" personalizado em carbono com uma cúpula transparente e de uma tampa de abastecimento de combustível personalizada ao estilo da competição, localizada no painel traseiro do lado do condutor. O interior inclui bancos personalizados em pele preta com inserções em tecido, chão forrado a “Rhino” e um painel de instrumentos personalizado sem rádio. Uma capota de cor vermelha, especificamente concebida para o efeito, lança um brilho vermelho quente sobre o compartimento interior.

 

Tal como o Lower 40, o Jeep Low Down é alimentado por um V8, aqui na variante 392 de 6,4 litros com 475 cv, que está acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades.

 

Por seu turno, o Jeep Willys Dispatcher é um "concept" baseado no Wrangler 4xe que evoca a nostalgia dos Jeep civis do início do período pós-II Guerra, com aspeto robusto e utilitário, mas associado à capacidade todo-o-terreno eletrificada do moderno e tecnologicamente avançado sistema de propulsão 4xe.



No exterior, o Willys Dispatcher recebe uma remodelação retro de raiz. Os pneus Super Traxion de 36'' são colocados em jantes de liga leve de 16'' e estilo "vintage". Um para-choques dianteiro personalizado da velha guarda aloja um guincho totalmente novo e de aspeto clássico, enquanto as letras "Willys" estão gravadas em relevo nas laterais do "capot". O topo do para-brisas é revestido a preto brilhante, enquanto o exterior é pintado numa tonalidade personalizada de verde em contraste com as rodas de aço de cor creme.

 

No interior, o Dispatcher recebe um acabamento personalizado numa mistura de pele de sela desgastada e inserções em tecido. Os apoios de cabeça dianteiros e traseiros foram removidos para dar aos bancos a sensação “vintage” de encosto baixo que dominava as estradas antigamente. Para proteger da água e da lama, o Dispatcher possui um revestimento em vinil robusto da Jeep Performance Parts (JPP) para o piso, enquanto um compressor de ar de bordo da JPP é útil para gerir a pressão dos pneus no trilho.

 

O Willys Dispatcher é alimentado pelo premiado sistema de propulsão híbrido plug-in 4xe de 2,0 litros que debita 380 cv de potência e 637 Nm de binário através de uma caixa automática de 8 velocidades. Os eixos dianteiro e traseiro Dana 50 Advantech com relação 4,70 transferem, sem esforço, toda a potência e binário para os pneus Super Traxion.



Destaque ao equipamento 

Os outros dois "concepts" sublinham a vertente da personalização e da oferta de componentes para os atuais modelos da Jeep. É precisamente esse o sentido dado ao Gladiator Rubicon High Top Concept, com as equipas de "design" e engenharia da Jeep Performance Parts (JPP), da Mopar, a procurarem soluções para ampliarem ainda mais os limites de desempenho da "pick-up".

 

No exterior, sobressai a cor metálica Ginger Snap, com gráficos de dois tons de inspiração retro, bem como os novos pneus BFGoodrich All-Terrain T/A R18 montados em jantes do tipo beadlock KMC Grenade Crawl de 18'' em preto acetinado. Os guarda-lamas planos JPP Concept nos quatro cantos proporcionam bastante folga para condução fora de estrada, ao passo que o chassis dispõe de eixos dianteiro e traseiro Dana 60 com engrenagem 5,38:1 e uma suspensão pneumática ajustável AccuAir. O motor Pentastar V6 de 3,6 litros está acoplado a uma caixa automática TorqueFlite de 8 velocidades e permite ampla competência na prática do todo-o-terreno.



Os estribos elétricos Rock Rail da Rock Slide Engineering protegem o chassis e ajudam a facilitar a entrada e saída do habitáculo, ao passo que o sistema de arrumação da plataforma oferece espaço de carga adicional bloqueável através de gavetas deslizantes duplas. No interior, os bancos foram revestidos com pele Alea castanha e preta, acolchoada, perfurada e personalizada, apresentando um logótipo JPP em relevo nos apoios de cabeça. A proteção superior é fornecida por uma capota JPP. A completar o interior está um "kit" de pedais JPP, tapetes para todas as condições climatéricas e proteções das soleiras das portas.

 

De igual forma, o Jeep Vacationeer é um SUV premium que combina conforto e aventura com capacidades modernas, mas aqui com um trabalho da JPP para oferecer grafismos exclusivos em madeira na carroçaria que remetem para os modelos Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer que percorreram as cidades e os campos entre o final da década de 1960 e o início da década de 1990.

 

Preparados para qualquer excursão desafiante que Moab tenha para oferecer, os pneus BFGoodrich de 35''s para todo-o-terreno, montados em jantes de competição 701 Method de 18'', proporcionam uma elevação natural de 1,5'' para um desempenho superior fora de estrada. As aberturas das rodas maiores e as extensões de alargamento da carroçaria personalizadas contribuem para o aspeto agressivo.



As placas de proteção dianteiras e traseiras protegem a parte inferior da carroçaria, enquanto um guincho Warn montado na parte dianteira resolve situações difíceis fora de estrada. Na frente do tejadilho branco, forrado a “Rhino”, três luzes LED TYRI de 11 polegadas proporcionam iluminação dianteira reforçada.

 

O concept Jeep Vacationeer mantém o motor Hurricane Twin Turbo 510 de 3 litros, que debita 517 cv e 678 Nm

Afixado no tejadilho do Vacationeer está um RedTail Overland Skyloft personalizado, em fibra de carbono (um espaço climatizado no qual duas pessoas podem até dormir). Os bancos da segunda e terceira filas foram removidos para permitir a integração do Skyloft. Uma entrada de passagem à prova de intempéries personalizada permite um acesso fácil do piso interior ao Skyloft. O espaço traseiro inclui, ainda, um piso de carga forrado que pode lidar facilmente com elementos exteriores.

 



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