top of page

Fiat: quatro novidades em quatro anos

Atualizado: 29 de mar.

Italianos planeiam revolução, renunciando apenas aos citadinos para produzirem modelos maiores e mais rentáveis baseados na plataforma “low-cost” Smart Car da Stellantis, a base do Citroën Ë-C3



A Fiat, outrora uma marca de referência nos segmentos mais populares na Europa, prepara-se para (outra) mudança radical de estratégia de produto, renunciando ao desenvolvimento apenas de citadinos para passar a contar com modelos maiores e, sobretudo, mais rentáveis, todos baseados na plataforma “low-cost” Smart Car do consórcio industrial Stellantis liderado pelo português Carlos Tavares.

 

O plano, anunciado pelo diretor-geral da marca italiana, o francês Olivier François, também pressupõe a produção dos automóveis novos (quatro em quatro anos!...) com motores elétricos e térmicos. A abordagem percebe-se facilmente: a rapidez da mudança de paradigma não é igual em todos os países europeus, muito menos em todas as regiões no “mapa” da Fiat.



Olivier François, com recurso a vídeo, anunciou os pontos essenciais de plano que arranca com a sucessão do Panda, com o francês a prometer o lançamento de um “Mega-Panda”. Razão: promete-se automóvel maior que o atual, como demonstra o “concept” que o promove, que tem desenho com vários elementos inspirados no circuito oval para testes no topo do Lingotto, nome da fábrica (histórica) da Fiat em Turim, infraestrutura ativa de 1923 a 1982.  «A posição de condução sobrelevada e a imagem muito robusta tornam-no o automóvel perfeito para os clientes em todo o mundo, principalmente nos ambientes urbanos cada vez mais congestionados”, prometeu o francês de 62 anos que lidera a marca desde 2011.


Do “Mega-Panda” ao… “Giga-Panda”!

O segundo automóvel na rampa de lançamento é o substituto da “pick-up” Strada, o automóvel mais vendido no Brasil. A arquitetura da carroçaria mantém-se, mas a ideia é somar-lhe muitas características/qualidades de Sport Utility Vehicle (SUV), com a ambição de poder vender este modelo até na Europa. O terceiro produto na rampa de lançamento tem formato que combina os elementos essenciais de dois “best-sellers” regionais: o Fastback da América Latina e o Tipo do Médio Oriente e África! Também neste caso, Velho Continente “debaixo de olho”



Finalmente, o quarto modelo na série de quatro novidades em quatro anos é Sport Utility Vehicle apresentado por Olivier François como o «Giga-Panda»! Neste caso, até o “alvo” está bem definido: o Dacia Duster, modelo cada vez mais popular num segmento que vale cada vez mais vendas. O francês apenas não revelou os planos para o quinto estudo apresentado no vídeo, sob o nome de Concept Camper…

 

O ano passado, a Fiat vendeu 125.835 exemplares do Panda, a maioria em Itália. O sucessor tem apresentação programada para 11 de julho, dia do 125.º aniversário do fabricante transalpino. Depois, até 2027, apresentação das demais novidades, ao ritmo de uma por ano.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page