Este fim de semana, no Yas Marina de Singapura, ronda 18 do Mundial de Fórmula 1 de 2024. É a 14.ª edição do grande prémio na cidade-estado que figura no mapa da categoria-rainha do desporto automóvel desde 2008. Dois factos marcantes no histórico da prova: nove vitórias desde a “pole position”, incluindo em 2023, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), e intervenções do Safety Car em todas corridas!
A edição 75 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 não pára de surpreender-nos, com sete pilotos e quatro equipas a conseguirem vitórias em grandes prémios nas primeiras 17 rondas de temporada com o número recorde de 24 corridas. Mais: se contabilizássemos apenas os resultados a partir da etapa 14 da época, na Bélgica, Piastri no topo da classificação de pilotos, com 98 pontos, à frente de Leclerc (85), Norris (83) e… Verstappen (58), o tricampeão que ganhou sete vezes nas primeiras 10 provas do ano está em “jejum” desde o triunfo em Espanha, a 23 de junho.
O mau momento de forma do neerlandês que persegue um tetracampeonato e da escuderia Red Bull, que procura o terceiro título de construtores consecutivo, está refletido nas contas do Mundial: Max lidera a competição, sim, mas já tem só mais 59 pontos do que Lando Norris, da McLaren-Mercedes, precisamente a escuderia que passou os austríacos na classificação após o Azerbaijão (mais 20 pontos)! E o primeiro dia no Marina Bay não mostrou sinais de recuperação de Verstappen e do RB20 – quarto no treino livre 1 e apenas 15.º no 2. Charles Leclerc superiorizou-se a Norris no primeiro (1.31,763 m), Norris foi o mais veloz no segundo (1.30,727 m), à frente de… Leclerc.
24 Safety Car em 14 grandes prémios!
O Grande Prémio de Singapura realiza-se à noite, sob luz artificial (13.00 horas em Portugal Continental), num circuito citadino superexigente que tem 4,940 km e 19 curvas (originalmente, contava com 23, mas o desenho da pista foi modificado no ano passado). E, na Fórmula 1, só esta corrida teve intervenções do Safety Car em todas as edições, num total de 24 em 14, o que representa uma média de 1,71 por prova! Somando-se a humidade e a temperatura sempre elevadas, estão reunidas todas as condições para outra prova entusiasmante.
O Grande Prémio de Singapura realiza-se à noite, sob luz artificial
Sebastian Vettel é o recordista de vitórias em Singapura, com cinco, e encontram-se quatro pilotos no plantel atual da Fórmula 1 com primeiras posições no Marina Bay: Alonso (duas), Hamilton (quatro), Pérez (uma) e Sainz (uma). As equipas mais bem-sucedidas são a Red Bull, a Ferrari e a Mercedes, todas com quatro êxitos. E, por fim, no que respeita a “pole positions”, Hamilton e Vettel no topo da tabela, os dois com quatro. Em Singapura, qualificação (quase sempre) determinante para o resultado do grande prémio, com nove vitórias desde a primeira posição na grelha de partida. Foi-o, por exemplo, no ano passado, com Carlos Sainz a vencer depois de protagonizar a volta mais rápida no programa da véspera, com 1.30,984 m. Este sábado, qualificação a partir das 14.00 horas em Portugal Continental.
Curiosamente, em 2023, num campeonato com 22 corridas, a Red Bull conseguiu 21 vitórias, 19 com Max Verstappen (um recorde!) e duas com Sergio Pérez. Falhou a primeira posição só no… Marina Bay de Singapura. Então, em grande prémio que teve 62 voltas, também o número programado para este domingo, não foi capaz de melhor do que a quinta posição com o neerlandês e a oitava com o mexicano.
Em www.e-auto.pt, “ao vivo” e gratuitamente, qualificação e corrida volta a volta!
Comments