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Quais os maiores e menores limites de velocidade na Europa

Viajar para outros países da Europa pressupõe uma adaptação do estilo de condução às regras e limites locais. Se alguns limites não variam muito de país para país, há algumas nuances a ter em conta.



Numa época em que os controlos de velocidade são muito comuns em diversos países da Europa, é importante recordar os limites máximos impostos em diferentes estados do Velho Continente, sendo que nalguns aspetos há diferenças importantes a registar.

 

Recorrendo a dados do portal de compilação de estatísticas Pordata, é fácil comparar quais os países da Europa com maiores velocidades máximas permitidas, tanto em autoestrada, como nas localidades, sendo que neste último tópico existe uma quase unanimidade num valor definido como máximo para circular dentro das localidades – 50 km/h.


Apenas a Polónia arrisca uma velocidade máxima superior para o interior das localidades, com um valor de 60 km/h. Mas, na comparação com 2009, outro dado particular salta à vista: nesse ano, o limite máximo de velocidade nas localidades nos Países Baixos era de 70 km/h. De resto, de todos os países analisados pelo portal Pordata e em vigor até 2023, o consenso geral é de que o limite no interior das localidades é de 50 km/h. Porém, importa notar que, em muitas cidades, existem outros limites estabelecidos para ruas movimentadas ou de partilha entre peões e veículos motorizados – que geralmente podem ser de 30 km/h ou de 20 km/h.



No que toca às autoestradas, a diversidade é maior. Portugal mantém o limite máximo de 120 km/h, uma decisão secundada por países como Espanha, Finlândia, Irlanda ou Suíça. Outros casos ditam limites de velocidade inferiores, como em Malta e na Estónia, que são de 80 km/h e 90 km/h, respetivamente. Porém, na maioria, o limite é superior, com muitos países a estabelecerem os 130 km/h como velocidade máxima das autoestradas.


São os casos de Alemanha, Áustria, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, França, Grécia, Itália, Hungria, Lituânia, Luxemburgo, República Checa, Roménia ou Países Baixos. Embora este seja um valor genérico, também aqui há situações em que o limite pode ser reduzido, como é o caso dos Países Baixos, que durante as 06:00 e as 19:00 impõe um limite máximo de 100 km/h nas autoestradas. Na Alemanha, por oposição, existem (ainda) as famosas “autobahn”, troços de autoestrada sem limite de velocidade, mas cuja extensão é cada vez mais reduzida.

 

No que toca aos países com maior limite de velocidade nas autoestradas, Itália chegou a ser o estado com um valor mais convidativo do pé direito, com um limite de 150 km/h em 2009, mas esse estatuto pertence agora, em parceria, a Polónia e Bulgária, ambos com 140 km/h de velocidade máxima permitida.





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