Em maio, na véspera da edição de 2024 do Grande Prémio do Mónaco, ronda 8 do Mundial de Fórmula 1, a Mercedes-AMG apresentou o primeiro membro da família Mythos de automóveis de sonhos para entusiastas da condução e colecionadores com produções muito limitadas: o PureSpeed. Recentemente, “pontapé de saída” na etapa final do programa de desenvolvimento, com testes em estradas italianas antes de passagem pelo anel de alta velocidade de Nardò, também em Itália.
O PureSpeed, “speedster” baseado no SL – no topo da gama, encontra-se o 63 S E Performance com 816 cv! –, iniciou a etapa final do programa de desenvolvimento, que será cumprida em Itália, primeiro no norte do país, em estradas de montanha, depois no sul, no anel de velocidade de Nardò. O automóvel antecipado durante o Grande Prémio do Mónaco, ronda 8 do Mundial de Fórmula 1 de 2024, é o primeiro membro da série Mythos de máquinas produzidas em edição limitada (neste caso, apenas 250!) para adeptos de condução e colecionadores
O PureSpeed apresentado ainda como “concept” pelos pilotos que representam a marca alemã na Fórmula 1, Lewis Hamilton e George Russell, conta com desenho e formas muito radicais, deste logo por não contar com tejadilho e para-brisas. “É, provavelmente, o conceito ideal para experimentarmos o desempenho desportivo e desfrutarmos do prazer da condução, sentindo o ar e a luz sem nenhuns tipos de filtros”, disse Michael Schiebe, diretor da Mercedes-AMG e das divisões Mercedes Classe G e Mercedes Maybach.
O PureSpeed celebra a tradição da Mercedes (e da divisão AMG) no desporto com materiais inovadores e tecnologias modernas, apresentando-se, também por isso, como o "pináculo da exclusividade". No descapotável, em vez dos pilares A para a – proteção dos ocupantes do automóvel apenas dois, ao contrário dos quatro que podem sentar-se no SL, embora os ocupantes dos bancos traseiros disponham de espaço muito, muito limitado –, existe sistema inspirado no HALO introduzido nos Fórmula 1 em 2018. O componente está “agarrado” à carroçaria e foi submetido a otimização aerodinâmica, a exemplo dos capacetes integrados no equipamento.
Na criação do PureSpeed, a Mercedes inspirou-se no hipercarro One (motorização PHEV com 1163 cv) e em muitos ícones da marca, nomeadamente no 300 SLR que venceu as Mille Migilia de 1955, com Stirling Moss e Denis Jenkinson (conseguiram velocidade média recorde de 157 km/h, registo incrível naquela época, em corrida realizada em estradas públicas)! E esse passado, recordamo-lo, também inspirou a pintura do estudo, que tinha a mesma combinação cromática do carro vencedor da Targa Florio de 1924: um Mercedes 2-Litros.
Sobre características técnicas e “performances”, até momento, zero informações.
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