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Ford Puma ganha atualização e versão Gen-E

Atualizado: 29 de mar.

Marca da oval azul atualiza SUV subcompacto. No final de 2024, apresentação de versão elétrica com 130 cv e até 370 km de autonomia



A Ford (Página Oficial da Ford Portugal | Ford PT) atualizou o Puma (Novo Ford Puma: SUV Compacto Híbrido Suave | Ford PT) apresentado em 2019. Nesta edição-2024 do Sport Utility Vehicle (SUV) que concorre no segmento B, “contra” Peugeot 208, Renault Captur & Cia, mais mudanças no interior que no exterior e três motores a gasolina, todos com 3 cilindros, 1 litro, turbo e sistema híbrido do tipo MHEV que garante redução relevante no consumo de combustível como nas emissões de escape. Potências: 125 cv, 155 cv e 170 cv.

 

Todas as versões do Puma dispõem de caixa automática de 7 velocidades, exceto a menos potente, que está equipada de série com sistema manual de 6. O modelo ST posicionado no topo da gama acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 s, tem orientação mais desportiva e dispõe de chassis com amortecedores específicos da Hitachi e, ainda, barras estabilizadoras tanto no eixo dianteiro como no traseiro. A direção é, também, mais rápida, devido à desmultiplicação menor (11,4 a 1 em vez de 15,1 a 1). Opcionalmente, molas 20% mais rígidas e amortecedores KW.



Visualmente, a edição-2024 do Puma reconhece-se apenas pelos desenhos novos de faróis e farolins, mas as mudanças no interior são muito mais expressivas, com a adoção, por exemplo, de painel de bordo diferente do antecessor (mantêm-se os dois monitores digitais, mas apresentam-se como elementos flutuantes em vez de integrados no “tablier”…). As dimensões do ecrã da instrumentação aumentam de 12,3’’ para 12,8’’, enquanto as do sistema multimédia progridem de 8’’ para 12’’ – e a velocidade de processamento duplica, com a versão mais recente do “software” SYNC 4. O programa é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Finalmente, mantém-se a zona dedica à climatização e desaparecem os comandos físicos.

 

A Ford, no Puma, para cumprimento das normas europeias, aumentou, também, o número de assistências eletrónicas à condução. Finalmente, neste subcompacto, até ao final do ano, introdução de versão elétrica (Gen-E) com 170 cv e até 370 km entre recargas da bateria de iões de lítio.



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