top of page

Produção do VW Golf arrancou há 50 anos!

O primeiro exemplar do automóvel europeu mais bem-sucedido mundialmente foi fabricado a 29 de março de 1974. Desde então, produziram-se mais de 37 milhões de unidades e venderam-se mais de 2000 por dia. O compacto encontra-se na 8.ª geração, que tem atualização (leia-se modernização) marcada para o verão.



A história do Golf confunde-se com a história do automóvel na Europa há 50 anos. A 29 de março de 1974, em Wolfsburgo, Alemanha, na fábrica mais importante da VW, produziu-se a primeira unidade do modelo que chegaria aos concessionários da marca poucos meses depois (julho), aí iniciando carreira comercial muitíssimo bem-sucedida, como demonstram os números: neste percurso de 50 anos e entre as 8 gerações, contabilizam-se mais de 37 milhões de exemplares, o que significa a venda de mais de 2000 por dia!

 

O sucesso do Golf, automóvel que teve a missão (difícil…) de substituir o Carocha como o VW mais vendido na Europa e no resto do mundo, entende-se melhor com os números que apresentámos atrás, mas a verdade é que poucos antecipariam a dimensão do êxito de carro que conseguiu impor-se, rapidamente, como o modelo de referência na categoria dos compactos, que criou e popularizou.



A VW produziu cerca de 21,5 milhões unidades do Carocha, mas o Golf superou-o depressa. Giugiaro participou na conceção do original e a verdade é que a imagem esteve sempre entre os elementos diferenciadores de compacto que a marca teve a capacidade de adaptar ao movimento do tempo, de forma a mantê-lo sempre no topo das tabelas de vendas. Prova-o, por exemplo, a modernização da 8.ª geração introduzida em outubro de 2019…

 

No compacto à venda na Europa a partir do verão, desenho modernizado tanto no exterior como no interior, sistema multimédia de ponta – integra controlo por voz e ChatGPT baseado em IA! – e mecânicas mais eficientes, incluindo híbridos Plug-In capazes de percorrerem até mais de 100 km de forma totalmente elétrica. Na VW, o Golf apresenta-se há 50 anos como “porta-estandarte” das inovações técnicas e tecnológicas, o que explica o sucesso do modelo que detém o título de automóvel europeu mais vendido de sempre!

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page