O Grupo Renault assinou um memorando de entendimento com o Governo da Eslovénia para o desenvolvimento e a produção do citadino Twingo E-Tech, confirmando-se, também, a data de lançamento do modelo para "arrumar" na base da gama de automóveis elétricos.
A futura geração do Renault Twingo E-Tech Electric será produzida na Eslovénia, a partir de 2026, na fábrica Revoz, em Novo Mesto, assim dando seguimento à presença de mais de 50 anos do construtor francês naquele território.
A geração nova do Twingo, a quarta desde 1993, será desenvolvida em colaboração com uma marca chinesa.
Apesar de ser já do conhecimento geral que o futuro modelo da marca francesa será desenvolvido em parceria com uma marca chinesa (depois de cair por terra um potencial acordo com o Grupo Volkswagen), chega agora a confirmação de que o novo Twingo terá “bilhete de identidade” europeu.
Após mais de 50 anos de produção de automóveis Renault naquele local, incluindo automóveis elétricos, a fábrica beneficiará de um vasto investimento em novos processos de produção. A participação do governo local ao apoiar o investimento acabou por ser decisiva, assegurando dessa forma a continuidade daquela fábrica, modernizada para os padrões mais modernos.
O memorando de entendimento foi assinado entre o primeiro-ministro esloveno Robert Golob e o vice-Presidente para a área de Indústria da marca Renault, Herbert Steiner, tendo ainda contando com a participação do diretor-geral da Revoz, Joze Bele, com vista à produção do Twingo elétrico naquele país.
“Desde o primeiro dia, o Governo tem apostado na inovação, no desenvolvimento e na ciência e este investimento é o resultado desses esforços. No futuro, o Governo continuará a apoiar todos os investimentos que tragam novos conhecimentos, novas tecnologias e inovações para a Eslovénia. Estas são as tecnologias que acreditamos que irão moldar o futuro”, afirmou Golob durante a assinatura do acordo entre as partes.
Para produzir o novo Twingo elétrico, a fábrica Revoz vai intensificar o desenvolvimento de processos para inovar os métodos de produção, ao passo que os colaboradores contarão com uma extensa formação e aprendizagem nas áreas da digitalização e produção de veículos elétricos.
Mobilidade acessível
O Twingo E-Tech, cujo protótipo foi revelado no ano passado, faz parte de uma tríade de ícones que a Renault está a lançar e que é composta, igualmente, pelos novos 5 E-Tech e 4 E-Tech, modelos que recuperam as designações e formatos de outros tempos, mas adaptados à nova era da eletrificação e tirando partido de novas plataformas avançadas.
O Twingo E-Tech apresenta-se como a resposta direta da Renault às necessidades europeias de citadinos elétricos mais acessíveis.
O Twingo E-Tech será a resposta da Renault às necessidades de citadinos elétricos que sejam acessíveis, ao mesmo tempo que reforça o compromisso da marca para com os europeus. Não menos importante, a sua produção na Eslovénia evitará eventuais taxas impostas por veículos produzidos na China, como poderia ser o caso se a sua construção tivesse lugar na Ásia.
Comentarios