Primeiro Skoda Superb foi produzido há 90 anos
- João Isaac
- 28 de mar.
- 2 min de leitura
A Skoda está a celebrar o 90º aniversário do início de produção da primeira geração do seu icónico modelo.

Foi exatamente há 90 anos, em março de 1935, que a Skoda iniciou a produção do Superb na unidade de fabrico de Mladá Boleslav. O modelo destacou-se, desde logo, por contar com um chassis progressivo e com uma configuração independente de suspensão, bem como com travões hidráulicos e sistema elétrico de 12 Volts. Na sua versão de estreia, designada por 640 Superb, estava equipado com um motor de seis cilindros com 55 cavalos de potência.
A versão de topo do Superb estava equipada com um motor V8 com quatro litros de cilindrada e produzia 96 cavalos, uma potência bastante mais respeitável e alinhada com a dimensão e peso do veículo. Oferecia muito espaço a bordo para passageiros – até sete pessoas – bem como para as suas bagagens e estava disponível com diferentes distâncias entre eixos e tipos de carroçaria, destacando-se a produção de versões descapotáveis e outras feitas à medida.
A sua produção viria a terminar em 1949, depois de fabricadas 890 unidades para transporte de passageiros e 1.630 exemplares para fins militares, incluindo uma versão com tração às quatro rodas.

Regresso em 2001
O nome Superb regressou à gama da Skoda já em pleno século XXI. Em 2001, mais de 50 anos depois do modelo original ter saído de cena, a marca da República Checa apresentou a primeira geração moderna do seu topo de gama. O modelo foi posteriormente atualizado com a apresentação de novas gerações em 2008, 2015 e 2023, sendo atualmente proposto em duas versões de carroçaria, berlina e station wagon, opções disponíveis desde 2008. Até ao momento, as quatro gerações modernas do Superb totalizam cerca de 1,625 milhões de unidades produzidas.
Comments