top of page

Primeiro Porsche 911 Turbo em concurso de elegância

O primeiro exemplar de sempre do icónico desportivo da marca de Estugarda vai marcar presença na edição de 2024 do “Concours of Elegance”, o mais importante evento de elegância automóvel realizado na Europa.



Uma unidade muito especial do Porsche 911 tem presença confirmada no “Concours of Elegance” de 2024. Trata-se do primeiro exemplar do 911 Turbo produzido pela Porsche - com o chassis número 9113300157 – unidade que vai estar em exposição no Palácio de Hampton Court entre 30 de agosto e 1 de setembro.


O primeiro 911 Turbo foi o automóvel que a Porsche exibiu no salão de Frankfurt em 1973, criação que visava mostrar as potencialidades de um “súper 911”, combinando muito luxo com "performances". Este exemplar especial contava com pintura em cinzento prateado, com a designação “Turbo” pintada à mão. Foi o antecessor do mítico “930” Turbo fabricado série, versão apresentada em 1975 e que assumiu, na época, o estatuto de automóvel de produção mais rápido disponível no país de origem, a Alemanha.



O projeto foi liderado por Helmut Bott e teve como base um 911 S, tendo sido desenvolvido no estúdio de "design" da Porsche. Um dado curioso é o facto de, na estreia em Frankfurt, em 1973, o veículo de exposição não estar equipado com o novo motor turbo, uma vez que não foi finalizado a tempo do salão. No seu lugar estava um motor atmosférico com os respetivos componentes do sistema de sobrealimentação feitos em madeira e pintados para parecerem reais.


Depois de outras aparições em diversos salões mundiais, o estudo permaneceu arrumado na fábrica da Porsche até 1975, altura em que Alan Hamilton, importador da marca de Estugarda na Austrália, acabou por comprá-lo já com inúmeros elementos do futuro RSR, uma vez que este tinha, entretanto, servido como veículo de testes para a versão nova de competição do 911.



O primeiro 911 Turbo de sempre foi trocando de mãos ao longo dos anos, tendo sido novamente exportado em 2010 para o outro lado do Pacífico e exibido, nesse mesmo ano, no Greenwich Concours d’Elegance. Seis anos depois regressou à Europa, altura em que foi comprado pelo proprietário atual. Agora, restaurado tal como revelado ao público, conta com um motor Turbo genuíno. Todos os 911 clássicos são automóveis especiais, mas este primeiro Turbo da saga 911 assinalou o início de uma era na história do desportivo alemão.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page