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Primeiro Porsche 911 Hybrid no dia 28!

Marca alemã anuncia-o como 8,7 s mais rápido do que o antecessor, o Carrera S (450 cv), na volta ao circuito de Nordschleife-Nürburgring, Alemanha! Antecipa-se potência na ordem dos 475 cv. Atualização do desportivo também pressupõe mecânica nova para as versões Turbo, com aumento na capacidade de 3 litros para 3,6. 994 sucessor do 992 só em 2028.



A Porsche, definitivamente, encontra-se determinada a derrubar todos os tabus. A marca alemã, depois das mecânicas a gasóleo, dos Sport Utility Vehicles (SUV) ou dos automóveis híbridos, híbridos Plug-In e elétricos que tantos adeptos criticaram, mas que asseguram todo o fôlego financeiro que o fabricante apresenta, prepara-se para o lançamento da primeira versão híbrida do 911, com tecnologia "mild-hybrid" (MHEV) de 48V, e 475 cv!

 

O modelo com estreia mundial confirmada para dia 28 é, anuncia-o a marca, 8,7 s mais rápido na volta ao Nordschleife-Nürburgring do que o Carrera S, versão que substitui no catálogo do 911, que tem 450 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 s, atinge 308 km/h e é vendida por 174.379 € em Portugal. No circuito, com o piloto Jörg Bergmeister ao volante, o protótipo do Hybrid registou 7.16,934 m! O antecessor, em 2020, não foi capaz de melhor do que 7.25,6 m. O automóvel utilizado no teste tinha pneus de série, mas encontrava-se equipado com asa fixa (equipamento opcional) em vez da móvel montada de origem.



O programa de desenvolvimento da versão híbrida do 911, que conta com sistema MHEV (48V), com motor elétrico integrado no módulo da caixa automática PDK de 7 velocidades alimentado por bateria de iões de lítio, de capacidade pequena, iniciou-se há cerca de dois anos e, neste período, engenheiros e pilotos testaram-no em todos os tipos de condições de clima e piso, somando centenas de milhares de quilómetros, de forma a validarem tecnologia que soma cerca de 100 kg a automóvel baseado em plataforma que admitia esta possibilidade desde o lançamento da geração 992, em 2019.

 

“Pela primeira vez em mais de 60 anos de história, equipamos versão de produção em série com um sistema híbrido”, disse Frank Monster, vice-presidente da marca alemã responsável pelas gamas 911 e 718 (Boxster e Cayman), no final do programa de desenvolvimento, cumprido no Dubai. «Durante o processo, a dinâmica e as ‘performaces’ foram prioridades absolutas, para não defraudarmos as expetativas dos nossos clientes e estou muito, muito satisfeito com os resultados que conseguimos», concluiu.



As características técnicas do 911 Hybrid conhecer-se-ão só no dia 28, mas as informações disponíveis são bastante promissoras. Complementarmente, confirmando-se os rumores, mais possibilidades de eletrificação sobre a mesa de trabalho, sobretudo versão GT2 RS nova, com variante eletrificada do motor de 6 cilindros "boxer" 3.8 biturbo, com… 700 cv! A Porsche, neste programa, aproveitou a experiência adquirida na competição automóvel, nos projetos 919 e 963 no Mundial de Resistência (WEC), e os conhecimentos da Rimac, empresa croata especializada em superdesportivos elétricos em que detém participação de 34%, mas descartou a hipótese de equipar o ícone com uma tecnologia híbrida Plug-In (PHEV), por somar demasiado peso ao automóvel. Entre os componentes do sistema novo, motor elétrico com 80 cv a 90 cv que aciona só as rodas dianteiras e bateria com cerca de 2 kWh de capacidade (é recarregada pela mecânica de combustão interna ou por intermédio de sistema que recupera e regenera energia nas fase de desaceleração e travagem).


Recentemente, o diretor da marca alemã, Oliver Blume, também recusou a possibilidade de produção de qualquer versão elétrica do 911, pelo menos nesta geração 992. E a Porsche planeia continuar a vender o desportivo com motores térmicos enquanto as normas antipoluição admitirem essa hipótese, mesmo que isso obrigue a aumento do investimento na produção de combustíveis sintéticos na fábrica no Chile inaugurada em 2022. E a União Europeia (UE) "considerou-o" na norma que proíbe o comércio no continente de mecânicas emissoras de gases de escape a partir de 2035!




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