O HP-X, o primeiro "concept" Honda, foi apresentado em 1984. Agora, recuperado, apresenta-se pela primeira vez em solo norte-americano, na Semana do Automóvel de Monterey, na Califórnia (EUA).
Após um extenso trabalho de restauro efetuado pela Pininfarina, em Itália, o Honda HP-X Concept fará a sua estreia em solo americano, sendo apresentado a concurso na classe de “Concept Cars e Protótipos em formato de Cunha” do próximo Concurso de Elegância de Pebble Beach, a 18 de agosto.
Concebido e produzido pela famosa casa de design italiana Pininfarina (daí ter ficado encarregue do restauro), o HP-X foi um protótipo de aspeto radical apresentado pela Honda no Salão de Turim de 1984, preparando-se para fazer a sua primeira grande aparição pública desde 1984.
Apesar de nunca ter resultado num modelo de produção, o HP-X, acrónimo para Honda Pininfarina eXperimental, precedeu o desenvolvimento da primeira geração do supercarro NSX, que viria a ser lançado em 1989.
O HP-X Concept utilizava já algumas das técnicas e tecnologias mais avançadas da indústria automóvel na sua época
O HP-X Concept utilizava já algumas das técnicas e tecnologias mais avançadas da indústria automóvel na sua época, como a aerodinâmica com efeito-solo e soluções de refrigeração inovadoras para o motor V6 DOHC de 2.0 litros e 24 válvulas, baseado num bloco de competição da F2.
Entre as particularidades do modelo está o facto de não ter portas, com os passageiros a acederem ao habitáculo através de uma canópia idêntica à de um avião a jato amovível em peça única. Adicionalmente, o HP-X explorou a utilização de materiais avançados como painéis em ninho de abelha, fibra de carbono e em kevlar, os quais permitiam reduzir o peso e incrementar a resistência estrutural.
"O Honda HP-X Concept foi a estrela do Salão de Turim de 1984, apresentando elementos de excelência de engenharia e design de vanguarda, com um estilo extremo em forma de cunha que continua a inspirar as futuras gerações de designers e engenheiros de automóveis", afirmou Dave Marek, executivo de design da Acura, marca que pertence à Honda, e juiz honorário do Concurso de Pebble Beach.
Commentaires