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Primeiro automóvel de produção em série completa 130 anos

A Mercedes-Benz está a celebrar o 130.º aniversário do Benz Motor-Velocipede, apresentando-o em circulação nas suas instalações em Sindelfingen, Alemanha, num estado de conservação irrepreensível


O trabalho de conservação deste exemplar foi realizado por equipa do departamento Mercedes-Benz Classic e pelo Classic Centre de Fellbach. A originalidade do veículo é sustentada pelos extensos documentos históricos e informações existentes nos arquivos. Depois de ter estado exposto no museu da marca em Estugarda, Alemanha, este automóvel muito especial com 130 anos de vida poderá ser visto, em breve, em eventos selecionados promovidos pelo fabricante.



Inovador na sua época

Em 1894, o inovador Benz Motor-Velocipede de construção leve constituiu um ponto de viragem na indústria automóvel. "A procura do veículo foi avassaladora, literalmente. Tudo o que fabricámos foi vendido de imediato", recordou Karl Benz numa entrevista de 1909.


No total, produziram-se cerca de 1200 exemplares desta família de automóveis compactos da Benz, na fábrica de Mannheim, Alemanha, entre 1894 e 1902. Conhecido pela abreviatura "Velo", foi o primeiro modelo de passageiros fabricado de série

Ainda que em 1894 a potência declarada fosse de apenas 1,5 cv, isso não impediu a marca alemã de, dois anos depois, destacar no catálogo oficial a sua "performance": "O Velocipede é capaz de percorrer cerca de 20 km/h e superar inclinações de até 10% em boas estradas." Custava 2000 marcos e tinha "com os melhores acessórios e lanternas".



Evolução contínua

A partir de 1896, a Benz passou a disponibilizar motores mais potentes e opções adicionais de equipamento. Como versão de luxo do Motor-Velocipede, o Benz Comfortable dispunha de uma carroçaria mais comprida, uma terceira velocidade disponível por um custo adicional, estofos dos bancos mais elaborados, uma cadeira de criança virada para a retaguarda e uma manivela para facilitar o arranque.


O Benz Motor-Velocipede esteve em produção até 1900 e o Benz Comfortable até 1902. O motor monocilíndrico de 1 litro, que estava instalado horizontalmente, continuou a ser desenvolvido e a potência aumentou de 1,5 cv para 4,5 cv, precisamente no Comfortable de 1902. Em apenas um ano de evolução, a potência aumentou impressionantes 28,5%.



Este modelo foi, igualmente um sucesso ao nível da exportação, facto comprovado pelo catálogo em alemão, inglês e francês publicado em 1901. Em França, o "Velo" foi comercializado como "Éclair" e, em 1895, a Benz concedeu uma licença à empresa de engenharia britânica Arnold para produzir o Motor-Velocipede. O "Arnold Motor Carriage" foi, assim, um dos primeiros automóveis britânicos da história.

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