Primeira "pole" de Hamilton na Ferrari
- Pedro Junceiro
- 21 de mar.
- 2 min de leitura
Lewis Hamilton comemorou a primeira "pole position" com a Ferrari, com o britânico a impor-se qualificação para o "sprint" de 19 voltas no programa do Grande Prémio da China, a realizar na madrugada deste sábado (03h00 em Portugal Continental), horas antes da sessão que arruma a grelha de partida (07h00) para a corrida principal de domingo (07h00), com 56 voltas aos 5,451 km do circuito de Shanghai. Max Verstappen (Red Bull) segundo, a 0,018 s, Oscar Piastri (McLaren) terceiro, a 0,080 s.

Ao segundo grande prémio com a Ferrari, Lewis Hamilton obteve a primeira "pole position" com um monolugar da Scuderia, realizando o melhor tempo na qualificação para o Sprint (19 voltas) integrado no programa do Grande Prémio da China. À ronda dois da edição 76 do Mundial, estreia do formato em 2025.
O britânico, com o melhor registo de sempre nos 5,451 m de Shanghai (1.30,849 m), conseguiu só a segunda "pole" para um Sprint (primeiro em 2021, na Grã-Bretanha), "contra" o recorde de nove de Max Verstappen. Deste a introdução do formato, em 2021, realizaram-se 18 corridas e Max ganhou... 11. Lewis, o piloto mais bem-sucedida na história da disciplina, com 105 triunfos em grandes prémios, ainda persegue a primeira vitória.
Uma semana depois da estreia pouco entusiasmante em Melbourne, na Austrália (apenas 10.º classificado), a Ferrari deu passo em frente, com Hamilton a superar Max Verstappen (Red Bull) e Oscar Piastri (McLaren) nos instantes finais da SQ3, assegurando, desta forma, um resultado tão inesperado como surpreendente para a escuderia italiana. Todavia, este registo, estatisticamente, não é contabilizado e, por isso, o piloto inglês de 40 anos mantém o registo de 104 "pole positions" na Fórmula 1.

O tempo de Hamilton constitui o recorde da volta ao Circuito de Shanghai, que estreia asfalto neste evento, o que contribuiu para que todos os pilotos melhorassem os seus registos, comparativamente a 2024.
Na segunda posição da grelha de partida para o Sprint, Verstappen, com o tetracampeão mundial a 0,018 s de Hamilton. Piastri (McLaren), foi terceiro, com mais 0,080 s. Charles Leclerc (Ferrari), conseguiu a quarta posição, a 0,208 s do companheiro de equipa, posicionando-se à frente de George Russell (Mercedes-AMG) e Lando Norris (McLaren), que venceu a primeira corrida do ano e abortou a última tentativa, após erro de pilotagem.
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes-AMG) assegurou o sétimo tempo e foi o "rookie" mais rápido nesta sessão. Yuki Tsunoda (RB), Alex Albon (Williams) e Lance Stroll (Aston Martin) completaram o "top-10".

Não tendo conseguido chegar à fase decisiva, Fernando Alonso (Aston Martin) garantiu o 11.º lugar da grelha, à frente de Oliver Bearman (Haas), que esteve em muito boa forma, assim como Gabriel Bortoleto (Sauber), que foi o 14.º mais rápido.
Pela negativa, os Alpine de Jack Doohan (16.º) e Pierre Gasly (17.º), que não foram além do primeiro segmento da qualificação (SQ1), e Liam Lawson (Red Bull), que ficou com o último lugar na grelha de partida (20.º), depois de perder o melhor registo pessoal, "apagado" por violação dos limites da pista.
Comments