top of page

“Prata da casa” pode manter carro a salvo

Um dos elementos tecnológicos mais convenientes para a utilização diária dos automóveis é também um dos mais problemáticos para os proprietários, mas o papel de alumínio pode mantê-lo a salvo!



Com o aumento da tecnologia a bordo dos automóveis modernos, uma das características que se tornou mais útil é a do acesso e arranque sem chave, algo que na indústria se denomina de tecnologia “keyless”. O termo não é preciso a 100%, uma vez que a chave tem de estar presente, mas o condutor ou utilizador não precisa de a ter na mão ou de executar qualquer ação para, por exemplo, destrancar o automóvel.

 

Isto deve-se à capacidade que o veículo e a chave têm de comunicarem entre si, com a chave a emitir um sinal contínuo que, uma vez próximo do carro, permite a sua abertura e, posteriormente, o arranque.

 

É esta mesma conveniência tecnológica que está a ser explorada pelos ladrões para acederem e roubarem veículos com facilidade, ao replicarem o sinal da chave para conseguirem abrir o veículo e, até mesmo, levá-lo sem grandes dificuldades.



Mais detalhadamente, a chave emite um sinal contínuo mesmo quando está longe do veículo, o que quer dizer que, mesmo em casa, a chave está em “atividade” constante. Tanto a chave como o veículo dispõem de "chips" eletrónicos com um código recíproco e único, o que faz com que uma chave não abra outro carro da mesma marca e modelo, naturalmente. No entanto, o “modus operandi” dos criminosos evoluiu e adequa-se agora a estas novas tecnologias.

 

Recorrendo a instrumentos eletrónicos de captação e replicação de sinal (que são até simples de encontrar na Internet), os ladrões conseguem ampliar o sinal da chave em casa e simular a proximidade ao veículo para abrir as portas e ligá-lo. Depois deste passo, muitas vezes, os veículos roubados são desmantelados ou enviados para outros países através de redes ilegais de comércio.



Aumentar a segurança 

Mas existem formas de proteger os veículos contra este tipo de criminalidade. A mais eficaz é através das bolsas Faraday, as quais conseguem bloquear a retransmissão de sinais eletrónicos e de rádio (RFID/NFC e GSM/LTE) emitidos pelas chaves.

 

O outro método que ajuda a obter o mesmo efeito é mais simples, recorrendo unicamente a papel de alumínio como aquele que se pode comprar em qualquer supermercado por baixo custo. Embora não seja tão eficaz quanto uma bolsa Faraday, o papel de alumínio a embrulhar a chave do carro consegue bloquear as tentativas de captação do sinal para eventual roubo por terceiros.

 

Assim, já sabe que poderá tornar o seu automóvel bastante mais seguro de forma simples, recorrendo apenas à “prata da casa”.

0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page