top of page

Praga: 1000 carregadores novos em postes de iluminação

Rede de carregamento da capital da Chéquia reforçada com a implementação de projeto de expansão, de larga escala, da responsabilidade da empresa de iluminação pública THMP.



A empresa THMP – responsável pela iluminação das ruas de Praga – vai implementar uma rede de carregamento para veículos elétricos nos postes que iluminam a capital da República Checa. O projeto terá início com uma fase-piloto no distrito de Vinohrady, mas tem como objetivo final disponibilizar um total de 1.000 novos carregadores aos condutores de elétricos na cidade de Praga até 2026.


“De momento, o projeto decorre principalmente no subsolo, porque os cinco mil e quinhentos quilómetros de estradas de Praga significam que é necessário fazer chegar um cabo elétrico com a espessura e a potência adequadas a esses pontos de carregamento, e é esse o foco deste projeto atual”, explicou Tomáš Jílek, Diretor-Geral da THMP em declarações à Radio Prague International.



A empresa THMP é responsável por gerir toda a rede de serviços técnicos da capital checa, os quais incluem, para além da mencionada iluminação pública, a manutenção dos semáforos, relógios públicos, câmaras de vigilância, sistemas de tráfego e telemáticos, bem como as paragens de transportes públicos, atuando igualmente nos setores da mobilidade elétrica e fotovoltaico.


Esta expansão visa compensar o número reduzido de carregadores disponíveis na República Checa, sendo que, de acordo com as informações divulgadas, existem apenas 2.400 carregadores em todo o país e somente 22.000 automóveis elétricos em circulação.

A transição energética no setor automóvel está ainda algo atrasada na República Checa, considerando os avanços de outros países da União Europeia. Em 2023, a quota de automóveis com motor Diesel vendidos no mercado checo foi a maior de todos os países da União Europeia. No que diz respeito à venda de veículos elétricos, o mercado checo ocupou a penúltima posição, avança a notícia do site Radio Prague International.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page