top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Português é o novo diretor de corrida

Rui Marques, 51 anos, substitui Niels Wittich, 52, no cargo de diretor de corrida no Mundial de Fórmula 1. O alemão, disse-o a FIA, pretende “oportunidades novas na carreira” e é substituído de imediato pelo português que tinha a mesma função na Fórmula 2 e na Fórmula 3 desde 2022. Estreia marcado para a ronda 22 do ano, no dia 24, em Las Vegas, EUA.



A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou que o diretor de corrida da Fórmula 1, Niels Wittich, abandonou o cargo para perseguir “oportunidades novas na carreira”. O organismo agradeceu e elogiou a dedicação e o trabalho do alemão de 52 anos e confirmou o nome do sucessor, que tem a estreia na função marcada para a ronda 22 do Mundial de 2024, no dia 24, em Las Vegas, EUA: Rui Marques. O português desempenhava o cargo na Fórmula 2 e na Fórmula 3 desde 2022.

 

“Rui Marques é muito experiente, foi comissário nacional e interior, diretor-adjunto e diretor de corrida em diversos campeonatos e, mais recentemente, exerceu esta função na Fórmula 2 e na Fórmula 3”, informou a FIA. No entanto, o português não estará nos dois grandes prémios finais do campeonato de 2024, no Catar e no Abu Dhabi, substituindo-o, nos dois fins de semana, a singapurense Jannette Tan, que já desempenhava a função de diretora-adjunta.



Niels Wittich era o diretor de corrida da Fórmula 1 desde 2022. O alemão sucedeu ao australiano Michael Masi depois do final polémico do Mundial de 2021, no Abu Dhabi, ganho por Max Verstappen (primeiro dos três títulos consecutivos do piloto neerlandês). Numa primeira fase da temporada, Wittich partilhou esta função com Carlos Freitas, mas o segundo, português, acabou por dedicar-se apenas ao cargo de diretor de corrida do Mundial de Resistência (WEC), que exerce há muitos anos.

 

A Fórmula 1 prepara-se, assim, para o quarto diretor de corrida desde a morte de Charlie Whiting, em 2019, na véspera do Grande Prémio da Austrália, e Wittich soma-se à lista de funcionários de topo que abandonaram a FIA nos últimos 12 meses.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page