Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, em 963 da equipa Porsche Penske Motorsport, são campeões de pilotos, e a Toyota, ganhando as 8 Horas do Bahrain, com o GR010 Hybrid 8, arrecadou o campeonato de construtores pela sétima vez, a sexta consecutiva e o quarto com o hipercarro que estreou em 2021!
A 12.ª temporada do Mundial de Resistência (WEC), campeonato organizado pelo mesmo promotor das 24 Horas de Le Mans, a corrida mais importante e mediática no calendário da disciplina, o Automobile Club de L’Ouest, em colaboração com a Federação Internacional do Automóvel (FIA), terminou com vitórias de Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor nos pilotos e da Toyota nos construtores.
Este campeonato decidiu-se só na ronda 8 do campeonato, as 8 Horas do Bahrain, corrida emocionante, principalmente na categoria de topo (Hypercar). Venceu-a o GR010 Hybrid 8 da Toyota Gazoo Racing (Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryö Hirakawa), resultado que garantiu ao fabricante o sétimo título de construtores no WEC, sexto consecutivo e quarto com o hipercarro introduzido em 2021.
Foi o primeiro sucesso em 2024 de hipercarro que arrancou para a corrida da “pole position” e sétimo vencedor diferente numa época que teve oito corridas. Todavia, Buemi, Hartley e Hirakawa não repetiram o título conquistado no ano passado. No Bahrain, nenhuma das equipas que ambicionava a primeira posição no Mundial de Pilotos (três) somou pontos – classificaram-se, portanto, fora do “top-10” –, registo inédito esta época que beneficiou o trio ao comando do 963 número 6 da Porsche Penske Motorsport, apenas 11.º classificado no final das 8 Horas do Bahrain.
“Que corrida horrível. Aconteceu-nos tudo o que não vivemos durante uma época quase sem erros. Felizmente, a sorte protegeu-nos”, reconheceu Vanthoor. “Penso que somos campeões com muito mérito. Trabalhámos muito no desenvolvimento do Porsche e a equipa escolheu sempre as melhores estratégias de corrida”, disse o belga de 33 anos, pouco depois de ganhar o primeiro título no WEC.
“Que corrida horrível. Aconteceu-nos tudo o que não vivemos durante uma época quase sem erros. Felizmente, a sorte protegeu-nos”, disse Laurens Vanthoor, campeão do WEC-2024 com Kévin Estre e André Lotterer (Porsche 963), mas apenas 11.º classificado na última corrida da temporada, no Bahrain
No Bahrain, atrás do Toyota n.º 8, terminaram o Ferrari 499P n.º 51 e o Porsche 963 n.º 5. A Peugeot foi quarta, com o 9X8 n.º 93, e a Alpine quinta, com o A424 n.º 35, resultados que também surpreenderam e confirmaram os progressos nas equipas francesas. Entre as equipas privadas, título para o Hertz Team Jota, com o Porsche 963 (na próxima temporada, estrutura britânica responsável pelos dois Cadillac V-Series R inscritos no WEC).
Ferrari vence em LMGT3
Também entre os LMGT3, corrida muito movimentada, com diversas mudanças de comandante. Venceu o Ferrari 296 LMGT3 n.º 55 da Vista AF Corse, após manobra estratégica arriscada – parou menos uma vez nas boxes do que os rivais, depois de gestão soberba da degradação dos pneus num circuito com piso abrasivo. Tratou-se do segundo sucesso consecutivo no Mundial da equipa italiana, depois do êxito na penúltima ronda do campeonato, em Fuji, Japão, com o carro n.º 54.
Os Corvette Z06 GT3.R da britânica TF Sport acabaram nas posições seguintes (81 em segundo, 82 em terceiro. Já os campeões deste ano, Klaus Bachler, Joel Sturm e Alex Malykhin, no Porsche 911 GT3 R da Manthey PureRxing terminaram a corrida na nona posição.
A edição de 2025 do WEC tem início marcado para 28 de fevereiro, em Lusail, com os 1812 km do Catar, e muitas novidades nos “plantéis” (equipas e pilotos).
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