Três hipercarros 963 no pódio dos 1812 km do Catar, primeira corrida da época de 2024. Modelo da marca alemã (911 GT3 R) também ganha categoria LMGT3
A Porsche, surpreendentemente, “arrasou” a concorrência na corrida inaugural da temporada de 2024 do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), impondo-se nas duas categorias em competição nos 1812 km do Catar, no circuito de Losail. O 963 número 6 da Penske Motorsport venceu entre os 19 Hypercarros, após 9:55.51,926 horas de competição, enquanto o 911 GT3 R da Manthey PureRxcing ganhou entre os 18 LMGT3, com 9:57.06,605 horas. Duas estreias!…
O 963 número 6 de Kevin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor é o 1.º Porsche a ganhar na categoria Hypercar do WEC e, também, o primeiro modelo da marca alemã que vence uma corrida do Mundial de Resistência desde o sucesso do 919 Hybrid (LMP1) nas 6 Horas de Austin (EUA) inscritas no calendário do campeonato de 2017, então com Brendon Hartley, Timo Bernhard e Earl Bamber como pilotos.
Estre, Lotterer e Vanthoor, com a bandeira de xadrez (quase) à vista, até passaram por susto, realizando paragem não programada nas boxes para a fixação de um painel com o número do Porsche 963 em falta no lado esquerdo do LMDh inscrito pela Penske Motorsport. O trio de pilotos assumiu o controlo das operações a meio da 2.ª hora da corrida, aproveitando erro de condução de Nico Müller no Peugeot 9X8 número 93, na curva 1 do circuito catari.
O hipercarro francês manteve a segunda posição até duas voltas do final dos 1812 km, sob iluminação artificial, mas falta de combustível no Peugeot 9X8, com Jean-Éric Vergne ao volante, deixou a máquina parada na pista, o que significou o "recuo" de muitos lugares na classificação e permitiu que outros dois Porsche subissem ao pódio: o número 12 da Jota (Callum Ilott, Will Stevens e Norman Nato) e o 5 da Penske (Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki), que arrancou da “pole position”.
A Toyota, campeã em título (pilotos e construtores), confrontou-se com problemas a mais nesta corrida inaugural da temporada, quase não existindo memória de uma exibição tão dececionante da formação nipónica no Mundial de Resistência, no passado mais recente, com os dois GR010 Hybrid sem ritmo tanto na fase diurna da "maratona" como na etapa noturna. O número 7 acabou em 7.º, enquanto o 8 dos vencedores do WEC de 2013 (Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Rio Hirakawa) conseguiu somente o 10.º lugar, atrás do melhor estreante na categoria de topo, o Alpine A424 número 35!
Entre os LMGT3 sucessores dos LMGTE, 1.ª posição para o Porsche 911 GT3 R (92) da Manthey Pure Rxcing, equipa que ganhou pela 1.ª vez no WEC, depois de liderar grande parte da corrida, com Klaus Bachler, Joel Sturm e Aliaksandr Malykhin. Os segundos classificados, Ian James, Alex Riberas e Daniel Mancinelli, no Aston Martin Vantage AMR 27 da Heart of Racing, acabaram a 4,866 s. Em 3.º, outro Aston Martin Vantage AMR, o número 777 da D’station. A lenda do MotoGP Valentino Rossi, na estreia no WEC, no BMW M4 LMGT3 do Team WRT, terminou em 4.º
A ronda 2 do WEC de 2024, as 6 Horas de Imola, está marcada para 21 de abril.
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