top of page

Porsche celebra meio século do nome Turbo

A marca alemã prepara-se para comemorar o meio século de história da designação e da tecnologia no salão Retro Classics, em Estugarda, Alemanha, sob o lema "Beyond Performance - 50 Years of Porsche Turbo". A não perder, entre os dias 25 e 28!



A Porsche vai apresentar no Retro Classics de 2024, na sua cidade de Estugarda, uma seleção de automóveis especiais em jeito de celebração dos 50 anos do histórico nome Turbo na marca alemã. Foi em 1974, no Salão Automóvel de Paris, que a empresa apresentou a primeira série do 911 Turbo, migrando tecnologia oriunda da competição para os modelos de produção em série.


No "stand" A74 do pavilhão 1, a Porsche exporá o primeiro 911 Turbo, aquele que marcou o início desta era na história da companhia. O primeiro do seu género, o modelo exposto é, também, um exemplar único, o Porsche 911 Turbo "N.º 1" que Louise Piëch recebeu pelo seu 70º aniversário, no verão de 1974. Ao contrário dos modelos Turbo propostos a partir da primavera de 1975, este exemplar dispõe de uma carroçaria estreita como a do 911 Carrera. O "capot" do desportivo com motor de 240 cv ostenta o logótipo "Carrera" em vez do "Turbo". Um emblema no porta-luvas apresenta as iniciais LP e a inscrição: "Turbo-Porsche n.º 1, Estugarda - Zuffenhausen, 29 de agosto de 1974."


911 Turbo 3.0 Coupé

A exposição incluirá, igualmente, um 911 Turbo 3.0 Coupé de 1975 com carroçaria pintada em Silver Green Diamond, um dos primeiros 30 exemplares do 911 Turbo produzidos de série, cujos guarda-lamas mais largos foram soldados à mão na carroçaria. Outro dos modelos que promete chamar a atenção do público é o 911 GT2, com asa e entradas de ar adicionais para o motor sobrealimentado. A lista de equipamento era escassa, reduzindo o peso ao mínimo. As portas e o "capot", por exemplo, são em alumínio, os vidros traseiros e os laterais são em vidro fino e não existe qualquer material de isolamento. O motor biturbo dispunha de mais 20 cv do que a versão na série.


O 911 GT1 de 1998, um protótipo de competição que pesa apenas 970 kg, também não vai "faltar à chamada". Construído com recurso a fibra de carbono, está equipado com um motor de 6 cilindros e 3,2 litros com arrefecimento a água e dois turbocompressores, produzindo 550 cv. O 911 Turbo S em exposição é um dos 435 exemplares construídos pela Porsche Exclusive. Com 450 cv, o motor biturbo "boxer" arrefecido a ar era um dos mais potentes da geração 993 do 911. O chassis foi rebaixado em 15 mm e a carroçaria inclui pacote aerodinâmico com "spoilers" dianteiros e traseiros específicos.



O 911 Turbo S "Duet" de 2020 será o modelo mais recente em exibição, sendo o resultado de uma cooperação entre a Porsche e o fabricante de aviões Embraer. Na sua época, os clientes que optassem pelo jato executivo Phenom 300E poderiam, também, adquirir um 911 Turbo S personalizado, com acabamento em dois tons de prata e um motor de 650 cv, cuja produção limitada foi de apenas 10 unidades.


Mecânicas (e não só…) também em exposição

Para além dos veículos da era Turbo, a Porsche apresentará também duas gerações diferentes de motores sobrealimentados, um de 1988, em representação da 2.ª geração do Turbo, bem como um mais recente, correspondente à 7.ª geração. Entre os dois modelos, o primeiro designado por 930 e o segundo por 991, passaram-se 26 anos e existe, também, uma potência de 220 cv a separá-los. Também em exposição, outros elementos relevantes nos 50 anos de história do Turbo, como o desenho original do logótipo Turbo de 1974, anúncios publicitários e, ainda, o cartão com o equipamento do primeiro Turbo de sempre.



A presença da Porsche no evento prevê, no sábado, 27, 14 horas, uma conversa sobre o Turbo entre Thomas Krickelberg, Diretor de Projeto dos modelos 911/718, Frank Jung, Diretor do Arquivo da Porsche e Stéphane Ortelli, vencedor de Le Mans-1998 com a marca de Estugarda. O piloto monegasco, em conjunto com os companheiros de equipa Laurent Aïello e Allan McNish, estarão disponíveis para autógrafos.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page