A Porsche passa por período muito movimentado, com processo de renovação da gama de fio a pavio – em 2024, depois de atualizados Macan, Panamera, Taycan e 911, falta-lhe apenas modernizar os 718 Boxster e Cayman! A marca alemã, muito recentemente, anunciou, também, a atualização do programa de eletrificação, por considerá-lo demasiado ambicioso, considerando o abrandamento na procura da tecnologia. O fabricante tinha a ambição que os elétricos representassem mais de 80% das vendas de automóveis novos em 2030.
A Porsche, aparentemente, está preparada para adaptar-se muito rapidamente às mudanças na procura, por dispor de flexibilidade nas linhas de montagem e plano de produto capaz de satisfazer as mudanças na procura. Em Leipzig, Alemanha, o fabricante produz modelos com motorizações elétricas, híbridas e térmicas, facto que confirma essa capacidade de reação.
A Porsche prepara fórmula semelhante à que adotou para o Macan. Isto é, propor automóvel novo apenas com motorizações elétricas.
Também por isso, para a quarta geração do Cayenne, que tem estreia programada para 2026, a Porsche prepara fórmula semelhante à que adotou para o Macan. Isto é, propor automóvel novo apenas com motorizações elétricas e em coabitação no mercado com o modelo apresentado em 2017 e modernizado em 2023, por dispor de sistemas de propulsão híbridos e térmicos.
"O Cayenne é o desportivo de referência entre os SUV e queremos que continue a sê-lo. A quarta geração produzir-se-á apenas com motorizações elétricas, mas os nossos clientes continuarão a poder comprar este modelo com sistemas híbridos ou mecânicas térmicas eficientes e potentes", garantiu Oliver Blume, diretor-geral da Porsche, que também confirmou novidades no automóvel modernizado no ano passado.
Recentemente, a marca iniciou etapa determinante do plano de desenvolvimento, com o arranque dos testes do Cayenne elétrico, com Michael Schätzle, o homem-forte do processo, a comprometer com o cumprimento de milhões de quilómetros sob condições climáticas e topográficas extremas, para garantia da durabilidade e da fiabilidade do “hardware” e do “software”.
A quarta geração do Cayenne contará com a mesma arquitetura técnica da geração nova do Macan, a Premium Plataform Electric (PPE) desenvolvida em colaboração com a Audi.
A quarta geração do Cayenne contará com a mesma arquitetura técnica do Macan novo, a Premium Platform Electric (PPE), que tem a particularidade de contar com rede elétrica de 800 V, o que melhora, por exemplo, a velocidade de carregamento da bateria.
Comentarios