top of page

Porsche bate recorde em altitude: 911 modificado “escalou” até aos 6734 metros

Atualizado: 12 de dez. de 2023

Porsche é sinónimo de recordes, habitualmente relacionados com velocidade. Mas a nova marca que levou o construtor alemão de automóveis desportivos a inscrever mais um registo no Guinness foi obtida numa corrida contra as suas próprias limitações, e em altitude! 


Um Porsche 911 modificado para chegar mais alto do que qualquer outro veículo de quatro rodas, a funcionar com combustíveis sintéticos (e-fuel) ultrapassou o recorde de altitude que pertencia a dois Unimog (submarca da Mercedes-Benz que constrói camiões adaptados para condução em terrenos “impossíveis”), ao ser conduzido até 6734 metros acima do nível do mar. Exatamente, 40 metros acima do anterior recorde.


Para conseguir “escalar” até ao topo do vulcão Ojos del Salado, no Chile, este 911 Carrera 4S foi alterado para passar a montar eixos de portal, conferindo-lhe uma altura ao solo de 350 mm, proteções inferiores em fibra de Aramid, com duas bacquets em fibra de carbono.

A máquina pilotada por Romain Dumas (francês recordista em Pikes Peak e com vários triunfos nas 24 Horas de Le Mans no currículo), um de dois protótipos desenvolvidos para a expedição em altitude, estava equipada com motor 3.0 de seis cilindros boxer e 443 cv, associado à mesma caixa manual com sete velocidades das versões convencionais, mas com relações mais curtas, para otimização do andamento a velocidades mais baixas, e a funcionar apenas com combustível sintético renovável produzido a partir de água e dióxido de carbono.


“Nunca irei esquecer esta experiência. Foi uma sensação extraordinária conduzir até onde nenhum automóvel foi antes”, afirmou Romain Dumas no regresso da expedição de cerca de duas semanas. “O 911 conseguiu chegar mais alto do que qualquer outro veículo terrestre na História. Chegámos a um ponto em que fomos ‘recebidos’ pelo verdadeiro pico da vertente Oeste – não podíamos ir mais alto”, acrescentou. 



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page