No ano em que o 911 Turbo celebra 50 anos, a Porsche lança edição especial do ícone, apropriadamente denominada 50 Years. Tem motor com 650 cv e elementos de "design" e materiais exclusivos. Está limitada a 1974 unidades, numa referência direta à data da estreia do original e, em Portugal, custa 332.639 €.
Apresentado em 1974, o Porsche 911 Turbo (930) tornou-se num ícone de referência para a marca alemã e, também, para o segmento dos desportivos, transportando a tecnologia turbo dos automóveis de competição para os modelos de produção em série sem perder a funcionalidade para o dia-a-dia.
A edição comemorativa 911 Turbo 50 Years – que tem como base o 911 Turbo S apresentado em 2019 – presta homenagem ao modelo original, com grafismo em vinil nas laterais de série a remeter para a pintura do histórico 911 RSR Turbo, apresentado no Salão de Frankfurt em 1973, que é apontado como um antecessor do 911 Turbo.
Além disso, recebe a cor Turbo, a qual é exclusiva dos modelos de designação Turbo, na sua aplicação pela primeira vez num 911. Esta mesma cor é utilizada nas inserções da tampa traseira, na tampa do depósito de combustível e no escudo Porsche. Pode ainda ser encontrada como cor de contraste no logótipo do modelo Turbo 50. Outra referência histórica é a utilização da tonalidade “Cinzento Antracite” na asa traseira, zona inferior do para-choques traseiro, base dos espelhos retrovisores e frisos das entradas de ar.
A grelha traseira recebe um emblema com um ícone “turbocharger” e os anos 1974-2024.
Ao abrir a porta, o condutor e passageiro são recebidos com a imagem de um turbocompressor no solo, projetada a partir de um projetor em LED. Este modelo está ainda equipado de série com jantes 911 Turbo S Exclusive Design em cor “Turbonite”.
Interior inspirado na década de 1970
Também o interior recorda a época culturalmente revolucionária dos anos 1970, reforçado com elementos de estilo contemporâneo. Em homenagem aos primeiros 911 Turbo, o icónico tartan McKenzie surge nos centros dos bancos e nos painéis das portas. Os elementos em cor de contraste “Turbonite” diferenciam ainda mais esta versão dos 911 Turbo S base, estando presentes em detalhes como os cintos de segurança, os comandos de controlo, os pespontos decorativos, os frisos com inserções decorativas em pele e em preto e o escudo Porsche no volante desportivo GT.
As proteções das soleiras das portas, com acabamento em alumínio escovado em preto, estão equipadas com o logótipo “Turbo 50” iluminado. O logótipo surge também gravado nos encostos de cabeça dos bancos desportivos adaptativos plus. Na zona superior do porta-luvas encontra-se uma placa em alumínio alusiva ao aniversário com o logótipo “Turbo 50” e o número da edição limitada
Os pilares A, as palas para o sol e o revestimento do tejadilho são em RaceTex perfurado. O topo do tablier é adornado com um relógio analógico Porsche Design Subsecond com um design especial Turbo 50.
O “Pacote Heritage Design”, disponível como opcional, aprimora ainda mais a estética desta edição de aniversário. Neste pacote, a cor base é o “Verde Aventurina Metalizado” (como alternativa estão disponíveis as cores de série do 911 e as cores do programa “Paint to Sample”). Um dos componentes desta opção é o gráfico decorativo em branco (acetinado), composto por três elementos: o “lollipop” com um número entre 0 e 99, o logótipo desta edição e o logótipo da Porsche.
Os clientes que preferirem um visual mais minimalista poderão optar por suprimir alguns dos elementos gráficos.
O escudo Porsche histórico de 1964 é utilizado no capot, nos centros das portas Sport Classic pintadas em prata brilhante e branco (acetinado). Os logótipos “Turbo 50” e da Porsche presentes na traseira do desportivo são em dourado. No interior, o “Pacote Heritage Design” inclui mais elementos em pele e outros elementos de design em tartan. Neste pacote, os mostradores do painel de instrumentos e do relógio Sport Chrono são em verde.
Mecânica de topo
No capítulo técnico, o Porsche 911 Turbo 50 Years é baseado no 911 Turbo S, surgindo com o motor boxer 3.7 de 6 cilindros, com dois turbocompressores de geometria variável. Esta versão debita 650 cv de potência e 800 Nm de binário, demorando apenas 2,7 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h. Com 1640 kg de peso, possui uma relação peso-potência de 2,52 kg/cv.
A potência é transmitida às quatro rodas através de sistema de tração integral ativa Porsche Traction Management (PTM)
A potência é transmitida às quatro rodas através de sistema de tração integral ativa Porsche Traction Management (PTM) com controlo de vetorização de binário (Porsche Torque Vectoring Plus), incluindo o bloqueio do diferencial traseiro com distribuição de binário totalmente variável. Esta variante dispõe ainda de caixa PDK de dupla embraiagem de 8 velocidades, sistema de escape desportivo com ponteiras em preto, suspensão desportiva Porsche Active Suspension Management (PASM) rebaixada em 10 mm, sistema de elevação do eixo dianteiro e faróis em LED Matrix com ajuste dinâmico de iluminação.
Por fim, as pinças de travão do sistema de travagem em material compósito (PCCB), também este de série, têm um acabamento em preto.
Cronógrafo exclusivo
Em exclusivo para os proprietários do 911 Turbo 50 Years, a divisão Porsche Design Timepieces criou também um relógio especial de homenagem a esta edição de aniversário, o 911 Turbo 50 Years Chronograph, equipado com o movimento WERK 01.200 da Porsche Design, certificado pelo COSC, com função flyback.
Tal como o automóvel, também o relógio é limitado a 1974 unidades e combina o design clássico com a tecnologia moderna, evidenciando elementos específicos como o mostrador em preto com elementos em “Turbonite” (semelhante ao relógio no tablier) ou a caixa caixa transparente com visão do rotor com o mesmo estilo das jantes do 911 Turbo 50. O número de edição limitada gravado na caixa em titânio corresponde ao número de edição limitada do veículo.
O Porsche 911 Turbo 50 Years já está disponível para encomenda com o preço a começar nos 332.639€ em Portugal. As primeiras entregas estão previstas para o início do outono deste ano.
コメント