top of page
Foto do escritorJoão Isaac

Polícia “caça” trotinetes modificadas em Espanha

De forma a travar os excessos de velocidade cometidos por alguns utilizadores de trotinetes na cidade de Valência, a Polícia adotou medidas pioneiras em Espanha. Multas podem chegar aos 500 euros



As forças policiais da cidade espanhola de Valência contam com uma ferramenta pioneira em Espanha para travar os excessos de velocidade em que muitos utilizadores de trotinetes incorrem diariamente ao circular no centro urbano. Trata-se de um dispositivo dinamométrico especialmente desenvolvido para trotinetes, o qual é assim capaz de medir a velocidade máxima real de forma a garantir que esta não excede os limites permitidos.


Desenvolvido ao longo de nove meses pela Universidade Politécnica de Valência em parceria com uma empresa de engenharia local, o dispositivo consegue avaliar se a velocidade máxima da trotinete testada excede os 25 km/h previsto por lei. Caso o excesso se confirme, o proprietário pode ser multado até 500 euros ou ver até a sua trotinete apreendida.



Embora sejam muitos os modelos homologados à venda e que cumprem, assim, o limite legal, muitas das trotinetes são modificadas ou até mesmo compradas na Internet sem qualquer controlo sobre as suas especificações. De acordo com as notícias divulgadas em vários sites no país vizinho, a maior utilização de trotinetes elétricas tem resultado num cada vez maior número de acidentes, causando também ferimentos graves junto dos peões.


De momento, o dispositivo é o único em utilização, mas está prevista a produção e regulamentação de mais exemplares, alargando esta medida para que as multas sejam processadas com relatórios que confiram segurança jurídica ao procedimento.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page