Nova campanha da autoridade rodoviária alemã e da polícia local apela ao “tuning” seguro com recurso a um BMW M2 preparado pela AC Schnitzer, tanto a nível estético, como técnico, com a potência do coupé germânico a aumentar em 100 cv, para os 560 cv!
Enquanto alguns países limitam ao máximo as opções de “tuning”, outros países oferecem maior abertura dentro de todos os parâmetros de segurança e de legalidade. Um destes países é a Alemanha, onde o mercado de componentes de personalização e de melhoria é bastante forte, contando com diversas empresas especialmente dedicadas a esta indústria.
Para reforçar a importância de efetuar modificações seguras e legais, o Ministério Federal Alemão do Digital e dos Transportes e a polícia alemã encomendaram à AC Schnitzer um BMW M2 especialmente preparado, para dar corpo à campanha “Tune it! Safe”, algo que pode ser traduzido livremente como “transforma-o com segurança”.
A ideia é salientar que as alterações e a otimização do desempenho dos automóveis devem oferecer uma melhoria do prazer de condução, mas também segurança, com recurso a componentes homologados e certificados. Aliás, esta campanha chama a atenção para o “tuning” seguro, mostrando o que é possível fazer respeitando os regulamentos de aprovação rodoviária.
A campanha é financiada exclusivamente por patrocinadores, com a AC Schnitzer a ser um dos participantes principais, desempenhando um papel importante neste projeto, atendendo também à sua vasta experiência neste campo.
No caso do BMW M2 agora decorado com as cores da polícia alemã, destacam-se o aumento da potência dos 460 cv de potência e 550 Nm de binário do modelo de série para 560 cv e 650 Nm, respetivamente, numa alteração com garantia incluída dos componentes.
O escape da AC Schnitzer, incluindo controlo de válvulas com duas ponteiras de escape “Carbon Sport”, assegura uma sonoridade distinta, contribuindo para o aumento do desempenho, uma vez que o fluxo de gases de escape é melhorado.
Ao nível do chassis, este BMW M2 adota uma suspensão ajustável desenvolvida pela AC Schnitzer, tanto em altura, como em firmeza, baixando também a distância ao solo em aproximadamente 25 a 35 mm. Esta suspensão foi desenvolvida com recurso a testes no circuito de Nürburgring e também nas estradas públicas para garantir a sua funcionalidade e adaptação.
As jantes são também unidades especiais, sendo forjadas na cor “TechGold”, com pneus Hankook Ventus S1 evo 3 de alta performance em medidas 285/30 R20 à frente e 295/25 R21 atrás.
Mudanças estéticas
O pacote aerodinâmico da AC Schnitzer para o BMW M2 foi concebido de forma consistente para aumentar a força descendente, incluindo o “splitter” dianteiro que, por si só, gera 60 kg adicionais de força descendente quando combinado com as aletas laterais dianteiras e o pacote de design de seis partes. As saias laterais formam a ligação entre a frente e a traseira do veículo.
Atrás, é aplicado um “spoiler” de tejadilho muito discreto, combinando-se com a asa traseira de competição em carbono para maior carga aerodinâmica: em conjunto, são gerados 80 kg adicionais.
O design interior do BMW M2 da AC Schnitzer combina elegância e funcionalidade, passando a apresentar patilhas de mudanças em alumínio, que são visivelmente maiores do que as de série, sendo o mesmo material aplicado nos pedais e no apoio para os pés em alumínio. De resto, não faltam equipamentos da polícia, incluindo a placa de obrigação para mandar parar os outros automobilistas.
Comments