Polestar Space em Lisboa
- José Caetano
- 10 de mar.
- 2 min de leitura
A Polestar, marca sueca criada em 2017 e propriedade do consórcio chinês Geely, a exemplo da Volvo, a “casa-mãe” do fabricante de automóveis elétricos, acaba de expandir as operações em Portugal, com a abertura de espaço próprio em Lisboa, em parceria com a Santogal. Até ao final do ano, anuncia-se, ainda, a inauguração do Polestar Space de Faro.

O abrandamento na procura de automóveis elétricos, que não sucede somente na Europa, somado ao aumento da concorrência, com a entrada em cena de diversos fabricantes chineses, teve impacto (muito) negativo no desempenho comercial da Polestar, marca sueca autónoma apenas desde 2017. A empresa nasceu em 1996, originalmente apenas como equipa de competição, foi vendida e mudou de nome em 2005, e passou a acumular as atividades na competição com a preparação de desportivos para os adeptos das “performances”, e, em 2015, a Volvo, o fabricante com que trabalhava, comprou-a para convertê-la no que é hoje. O ano passado, os registos travaram 15%, na comparação com 2023, para 44.851 viaturas. Durante o mesmo período, mas em Portugal, matricularam-se 311, crescimento de 15% sem expressão na quota de mercado, que permaneceu nos 0,15%.
O desempenho traduziu-se em prejuízos, que somaram aos dos anos anteriores, e no “empurrar” do objetivo de lucro para em 2027 e não este ano. No entanto, estes factos não diminuíram a ambição de empresa empenhada na expansão da gama e no reforço da atividade comercial para aumentar as vendas, condição para ganhar dinheiro. O Polestar 7 encontra-se figura entre as novidades na linha do horizonte. Este Sport Utility Vehicle (SUV) compacto será produzido na Europa e posicionado num segmento que é quer o mais importante, quer o que mais cresce.
Em Portugal, depois dos lançamentos do 3 do 4, SUV introduzidos no mercado em 2024, a marca conta com Polestar Space novo em Lisboa – é só o segundo no país e soma-se ao que existe no Porto desde o início da operação – e compromete-se a inaugurar espaço próprio em Faro até ao final do ano. Também durante 2025, há a promessa de introdução de outro automóvel, o 5, GT de 4 portas fabricado sobre a primeira plataforma elétrica exclusiva do fabricante.

O Polestar Space de Lisboa aberto em parceria com a Santogal Automóveis conta com cerca de 500 m2 e combina área de exposição com áreas para entregas quer de carros novos, quer de usados. E o espaço novo tem, também, zona dedicada à comunicação (e promoção!) da mobilidade elétrica. “Este ano é muito importante para a consolidação da marca no nosso País, com a expansão da gama e da rede, e sabemos que estes são essenciais para o sucesso do nosso modelo de negócio”, reconhece Miguel Pinto, diretor da Polestar Portugal.
Comments