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Polestar 4: SUV Coupé no ano mais importante da marca

Atualizado: 19 de mai.

Apresentado em estreia nacional no ECAR Show, o Polestar 4 destaca-se pela audácia estética e competência tecnológica. Tem duas versões, com a de maior alcance a permitir até 620 km de autonomia. Lançamento previsto para agosto.



Definido pela marca como um novo SUV de aspeto coupé para a nova geração elétrica, o Polestar 4 surpreende pela estética arrojada repleta de detalhes peculiares, como a substituição do óculo traseiro convencional por uma câmara externa.

 

Mas, mais do que isso, este novo modelo é um dos lançamentos de grande relevo naquele que é o ano mais importante da marca, como definiu Miguel Pinto, CEO da Polestar Portugal, durante o evento de apresentação nacional do 4, que decorreu no ECAR Show.

 

Além de destacar a importância de contar com um peso mais acrescido da Geely no capital da marca, Miguel Pinto sublinha, também, o financiamento de mil milhões de dólares garantido ainda no primeiro trimestre. Mas, para 2024, o portefólio da Polestar irá crescer com a chegada do Polestar 4 e do 3, ambos previstos para agosto, com as viaturas de demonstração disponíveis para ensaio pouco antes.



Esteticamente, tal como vem sendo hábito nas propostas da Polestar, o design pauta-se pelas linhas agressivas, mas muito limpas, com a aerodinâmica a ditar o aspeto final. A eficiência neste particular é vincada pelo “nariz” baixo, puxadores de porta retráteis, lâminas traseiras aerodinâmicas e otimização do fluxo de ar à volta da secção posterior, onde a maior novidade é a ausência de um óculo convencional. Em seu lugar, uma câmara de alta definição que capta tudo o que se passa atrás, transmitindo-o para um ecrã a bordo.

 

Enclausurado num espaço específico na traseira, a câmara fica protegida dos elementos e de detritos, assegurando dessa forma uma visão sempre desimpedida, de acordo com os responsáveis da marca sueca.



Quase cinco metros 

As dimensões são generosas, medindo 4,830 m de comprimento, 2,139 m de largura e 1,534 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,999 m, o que lhe permite oferecer um habitáculo bastante desafogado, nomeadamente nos lugares posteriores, não faltando até a possibilidade de ajustar eletricamente os encostos dos bancos.


Posicionado entre o 2 e o 3, o 4 assenta na plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA) da Geely que também já é a base de automóveis novos da Volvo ou da smart

 Aliás, o interior é igualmente digno de destaque, com materiais premium e tónica sustentável. Inspirado no mundo da moda e do vestuário desportivo, o habitáculo do Polestar 4 recorre a materiais macios ao toque, como têxteis reciclados, a que se junta ainda uma maior sensação de iluminação a bordo, graças ao tejadilho panorâmico e à iluminação interior.



Quanto à bagageira, o novo Polestar 4 conta com dois espaços: o principal, atrás, conta com 526 litros, enquanto à frente existe um pequeno espaço de 15 litros para arrumar os cabos, por exemplo.


Tecnologia reforçada 

O novo modelo reflete uma postura mais tecnológica, com avanços importantes face ao Polestar 2. Uma vez mais, recorre ao sistema de infoentretenimento Android Automotive, suportado pela Snapdragon Cockpit Platform em ecrã horizontal de 15,4'', em vez do anterior posicionamento vertical.



Uma vez que dispõe de tecnologia Android, o elétrico da Polestar conta com vários serviços da Google, como o assistente virtual, o Maps ou a loja de aplicações (Google Play) para descarregar outras funcionalidades. Vários serviços e funções do veículo podem ser atualizados a partir de tecnologia “over-the-air” (OTA). O serviço de Internet 5G é fornecido em Portugal pela Vodafone. A tecnologia Apple CarPlay sem fios está também incluída.

 

O painel de instrumentos é também digital, com 10,2'', com informações sobre velocidade, estado da bateria e autonomia. Quando integrado com outros sistemas de assistência, poderá ilustrar um ambiente virtual com outros utilizadores da estrada, funções atuais de assistência à condução e informações de navegação. O condutor dispõe de um Head-Up display (HUD) com área de projeção de 14,7'', selecionando o Pack Plus.



Duas versões 

Disponível em duas variantes, o Polestar 4 terá uma versão de maior "performance" e outra menos desportiva – a primeira tem dois motores elétrico (Dual) e a segunda tem um único motor traseiro (Single). Ambas as versões recorrem a motores síncronos de ímanes permanentes e a bateria de 100 kWh (origem CATL de conceção “cell to pack”), mas a configuração de motores faz variar as prestações e a autonomia.

 

A Long range Dual motor debita 544 cv (400 kW) e 686 Nm, assumindo-se como o modelo de produção mais rápido que a marca produziu até hoje: a aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se em 3,8 s, para uma autonomia de até 590 km (ciclo WLTP). Para melhorar a sua eficiência, possui função de desativação para o motor elétrico dianteiro, permitindo, quando este não é necessário, maximizar a autonomia e a eficiência.



A versão Dual motor destaca-se, ainda, pela suspensão semi-ativa para um nível adicional de ajuste entre o conforto e a dinâmica de desempenho dinâmico, mas também pelos modos de condução que permitem variar incentivar o dinamismo (no modo “Performance”) ou a economia (no modo “Range”, forçando apenas a utilização do motor traseiro).


Na versão Long Range Single Motor, motor com 272 cv/200 kW e 343 Nm. A autonomia anunciada é de 620 km, no ciclo WLTP. Aceleração 0-100 km/h em 7,1 s

 

Caracterizado ainda pela condução mais desportiva, este Polestar foi afinado em termos de chassi, nomeadamente em termos de direção e de suspensão, para ser mais ágil e emocionante de conduzir, naquele que é um objetivo dos engenheiros da marca. A gama de jantes poderá variar entre as 20 e as 22'', sendo os pneus fornecidos por Pirelli e Michelin, dependendo da configuração.



Todas as versões incluem capacidade de carga até 200 kW (DC) e 22 kW (AC), esta última em opção (Pack Plus), já que de série dispõe de carregador de bordo de 11 kW. Quando ligado a uma tomada de carga rápida, pode passar de 10 a 80% em 30 minutos. A função de carregamento bidirecional, com capacidade “vehicle-to-load” está suportada por este Polestar. Está também instalada de série, uma bomba de calor, que permite que o automóvel condicione, antecipadamente, a cabine interior e a bateria.

 

No que diz respeito à sustentabilidade, a Polestar garante que o seu novo modelo tem a pegada de carbono mais baixa de todos os seus automóveis. Além da utilização de materiais reciclados, como por exemplo têxteis fabricados a partir de garrafas de plástico, a produção na China (em Huanzhou) é feita com recurso a eletricidade verde com o certificado de energia hidroelétrica I-REC, com eletricidade fotovoltaica do telhado da fábrica.



Equipamentos e preços 

A lista de opcionais contempla alguns packs que visam ser completos naquilo que oferecem aos passageiros. O Pack Plus (5500 €), por exemplo, inclui melhorias de conforto e de tecnologia, com o Pack Pro (2500 €) a acrescentar jantes de 21'' e detalhes de "design" subtis. O Pack Nappa pode ser acrescentado ao Pack Plus e inclui bancos em couro Nappa ventilados, com certificação de origem responsável, função de massagem, altifalantes de apoio de cabeça adicionais para os bancos dianteiros e confortáveis apoios de cabeça traseiros.

 

Na base da gama do Polestar 4, versão proposta por 68.000 €, com equipamento muito completa. A versão mais potente está disponível a partir de 75.000 €

O Pack Pilot (1500 €) inclui o Pilot Assist (assistente de condução semiautónoma em autoestrada) e outras funcionalidades de assistência à condução, ao passo que o Pack Performance (4500 €), apenas para a versão Long range Dual motor, acrescenta jantes de 22'', travões Brembo de quatro êmbolos, chassi Polestar Engineered e detalhes “Swedish gold” para os travões, cintos de segurança e tampas das válvulas.



No capítulo da qualidade sonora, está disponível como opção o sistema áudio Harman Kardon com 12 altifalantes e um amplificador de canal híbrido de 1400 watts. Porém, a experiência pode ser melhorada através do Pack Nappa, que acrescentam dois altifalantes em cada encosto de cabeça dianteiro – para um total de 16 altifalantes.

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