A "drag strip" de Willowbank Raceway em Queensland, Austrália, justificou esta decisão com dúvidas relativamente à segurança na utilização de automóveis elétricos alimentados por bateria. No entanto, a direção da pista "admite" experiências com híbridos.
A notícia não é inédita, mas à lista de circuitos mundiais onde são proibidos os automóveis elétricos junta-se agora mais um nome, a Willowbank Raceway, em Queensland, na Austrália. De acordo como uma declaração oficial dos operadores da pista e “após uma análise e investigação cuidadosas, a Willowbank Raceway decidiu que já não pode permitir que veículos totalmente elétricos registados na estrada participem em corridas ou testes na Willowbank Raceway”.
Os responsáveis pela pista confirmam que analisaram ao detalhe as regulamentações da NEDRA - National Electric Drag Racing Association, bem como os procedimentos de resposta a emergências para estes veículos específicos e após estudo das informações transmitidas, concluíram que os riscos associados às corridas e até mesmo aos procedimentos de testes de veículos elétricos são demasiado elevados.
Foram ainda listados vários problemas identificados e que consideram decisivos para a proibição anunciada: “A possibilidade de libertação de gases tóxicos e inflamáveis após uma colisão, o facto de as portas não se destrancarem do exterior, o facto de o chassis permanecer eletrificado sem um interrutor de isolamento de fácil acesso no exterior, os sistemas específicos de supressão de incêndios necessários para a sua extinção num veículo elétrico e ainda o facto de os veículos elétricos não poderem circular com a alimentação desligada", comunicaram os responsáveis pela Willowbank Raceway.
Tal como adiantámos no início da notícia, o caso não é inédito, não sendo este o primeiro caso em que um circuito toma uma decisão em tudo equivalente. Anteriormente, já o Summit Point Raceway nos Estados Unidos da América, bem como o circuito de Anglesey, no Reino Unido, proibiram o acesso de automóveis elétricos aos seus traçados.
Comments