A Nissan está a ensaiar uma pintura inovadora que ajuda a reduzir a temperatura interior dos veículos durante o verão, permitindo baixar também a utilização de energia associada à gestão térmica
Desenvolvida em parceria com a Radi-Cool, especialista em produtos de arrefecimento radiante, a tinta aplicada num Nissan NV100 incorpora metamateriais, um tipo de materiais compósitos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades que não se encontram habitualmente na natureza. O objetivo é verificar de que forma a pintura da carroçaria ajuda a reduzir a temperatura interior e, consequentemente, baixar o consumo energético associado à utilização do ar condicionado.
Em novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de 12 meses no Terminal Aéreo Internacional de Tóquio, em Haneda, ao abrigo do qual um NV100 foi colocado ao serviço dos serviços aeroportuários da All Nippin Airways (ANA). Esta ação resulta da cooperação entre a Japan Airport Terminal Co. Ltd., a Radi-Cool Japan e os serviços aeroportuários da All Nippon Airways (ANA), com a Nissan a ver a pista ampla e aberta do aeroporto como um local perfeito para realizar uma avaliação real do desempenho da tinta num ambiente exposto a altas temperaturas.
Embora ainda em fase de testes, os resultados até à data têm sido muito positivos. Estacionado sob o Sol ao lado de outro veículo, o NV100 tratado com a tinta fresca da Nissan mostrou uma redução de até 12º C na temperatura da superfície exterior e até 5º C no interior, em comparação com um veículo com tinta tradicional.
O desempenho de arrefecimento da pintura é destacado, em particular, quando um veículo está estacionado ao sol durante um longo período de tempo, com a Nissan a enfatizar que a redução da temperatura no habitáculo torna a entrada mais agradável e exige menos tempo de funcionamento do ar condicionado até atingir uma temperatura confortável. Tanto no caso dos motores de combustão, como nos elétricos, é esperada uma melhoria da eficiência.
Composição científica
O metamaterial incorporado na tinta fresca da Nissan inclui duas partículas de microestrutura que reagem à luz. Uma das partículas reflete os raios próximos dos infravermelhos da luz solar que, normalmente, causariam vibrações a nível molecular na resina da tinta tradicional, produzindo calor.
A segunda partícula permite o verdadeiro avanço. Cria ondas eletromagnéticas que contrariam os raios solares, redirecionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas da tinta fria da Nissan reduzem a transferência de calor para superfícies como o tejadilho, o capot, as portas e os painéis.
Este tipo de tinta é usada de forma mais comum nos edifícios e outras estruturas, sendo bastante espessa e aplicada por rolo.
Embora este tipo de tinta não seja novidade, é usada de forma mais comum nos edifícios e outras estruturas, sendo bastante espessa e aplicada por rolo. Além disso, se não tiver um acabamento envernizado, pode deixar a superfície áspera ao toque. Este foi um dos desafios que o engenheiro Susumu Miura, responsável do departamento de Materiais Avançados e do Laboratório de Processamento do Centro de Pesquisa da Nissan, teve de superar com esta aplicação automóvel
Desde o início do desenvolvimento em 2021, Miura e a sua equipa testaram mais de 100 amostras e estão atualmente a avaliar uma espessura de 120 microns, aproximadamente seis vezes mais espessa do que a tinta automóvel típica. Confirmaram a resistência ao sal e a lascas, descamação, riscos, reações químicas, bem como a consistência da cor e a possibilidade de reparação. À medida que o desenvolvimento avança, Miura e a sua equipa continuam a explorar opções mais finas que proporcionem o mesmo nível de desempenho de arrefecimento.
"O meu sonho é criar carros mais frescos sem consumir energia"
"O meu sonho é criar carros mais frescos sem consumir energia", explicou Miura."Isto é especialmente importante na era dos veículos elétricos, em que a carga do funcionamento do ar condicionado no verão pode ter um impacto considerável no estado de carga [da bateria]", acrescentou, mantendo-se a investigação em torno desta tecnologia.
Para Miura, esta aplicação de tinta fresca será particularmente relevante para aplicações em veículos comerciais ligeiros, tais como carrinhas, camiões e ambulâncias que passam a maior parte do dia a conduzir.
Comments