top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Piloto do dia na estreia!

Atualizado: 10 de mar.

Oliver Bearman, de 28 anos, menos de 48 horas depois de deixar o “paddock” da Fórmula 2 para substituir Carlos Sainz na Ferrari, ganhou pontos no Mundial (6) e os votos dos fãs! No final, disse sentir-se "feliz e arrasado fisicamente"...



É o nome do momento na Fórmula 1, depois de estreia sensacional no SF-94 com o número 38 no lugar do 55 do Carlos Sainz, espanhol que teve crise de apendicite e passou a noite num hospital de Jeddah, replicando história que o pai também viveu no início da carreira bem-sucedida nos ralis, após intervenção cirúrgica de urgência: Oliver Bearman. Na estreia no Mundial, o britânico de 18 anos, o 97.º piloto na história da Scuderia Ferrari na categoria mais importante do desporto automóvel, foi 7.º classificado e "ganhou" 6 pontos!

 

“Ollie”, recorda-se, deixou o “paddock” da Fórmula 2 depois de conquistar a “pole position” para a corrida de Sprint no programa da categoria na Arábia Saudita, estreou-se aos comandos do Ferrari apenas no Treino Livre 3 e até esteve quase a conseguir apurar-se para o Q3, o segmento mais importante da qualificação (11.º na Q2, a 0,036 s do 10.º classificado, o compatriota Lewis Hamilton, da Mercedes). Hoje, protagonizou vários momentos excitantes de condução, sobretudo com Tsunoda e Hülkenberg, somou os primeiros pontos (6) no Fórmula 1 e os fãs premiaram-no como “Piloto do Dia”.




Leclerc, após o grande prémio, não poupou elogios a Bearman: “Fez um trabalho incrível; 7.º classificado na estreia, num carro novo que conheceu apenas no treino livre 3 e depois de conseguir um resultado soberbo na qualificação? Tem de sentir-se feliz e orgulhoso. É muito, muito talentoso. Estará depressa na Fórmula 1”. Carlos Sainz aplaudiu-o nas boxes da Ferrari, onde assistiu ao grande prémio, depois de receber alta hospitalar.

 

Natural de Chelmsford, Inglaterra, Oliver Bearman representa a Prema na Fórmula 2, campeonato que terminou na 6.ª posição em 2023, depois de 4 vitórias, 6 “pole position”, 6 pódios e 2 voltas mais rápidas na temporada de estreia. Em 2022, o “teenager”, no Mundial de Fórmula 3, foi 3.º e, em 2021, conseguiu 2 títulos de Fórmula 4, na Alemanha e em Itália, resultados na origem do convite para ingressar na Academia Ferrari.



Antes de Bearman, para encontrarmos piloto a estrear-se na Fórmula 1 com a Scuderia, era preciso recuar 52 anos, ao Grande Prémio da Grã-Bretanha de 1972 (Arturo Merzario). Oliver foi, ainda, o primeiro britânico num monolugar Ferrari desde 1999 (Eddie Irvine, em 1999), equipa que nunca tivera "ás do volante" tão novo na categoria de topo da competição automóvel (o inglês superou um recorde do mexicano Ricardo Rodrígues, que competiu pela equipa de Maranello em Itália-1961, quando tinha apenas 19 anos e 208 dias)!

 

Curiosamente, Berman teve conhecimento da notícia depois de derrotar piloto "protegido" pela Mercedes, o italiano Andrea Kimi Antonelli, de 17 anos, companheiro na Prema, na luta pela “pole position” para o Sprint da Fórmula 2 na Arábia Saudita. Nos dias 23 e 24, na Austrália, britânico de volta tanto à Prema como à condição de "reserva" quer de Ferrari, quer de Haas. "Sinto-me arrasado fisicamente, mas penso que cumpri bem esta missão. Foi uma corrida boa, considerando as circunstâncias difíceis em que tudo aconteceu, e talvez pudesse ter 'atacado' tanto o Russell como o Alonso, por estar mais rápido que os dois, se não tivesse perdido tanto tempo atrás do Hülkenberg», disse o "teenager" após a corrida em Jeddah.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Коментарі

Оцінка: 0 з 5 зірок.
Ще немає оцінок

Додайте оцінку
bottom of page