top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Picanto, Sorento, EV3 e EV6: mais quatro novidades na Kia

Atualizado: 6 de jul.

Mantendo a abordagem de propor automóveis para todas as necessidades, a Kia prepara o lançamento até final do ano de mais dois modelos muito importantes para a sua estratégia de crescimento na Europa (e em Portugal), o EV3 e o EV6. Estes elétricos somam-se aos já renovados Picanto e Sorento, que também têm motorizações eletrificadas.



Com um ritmo de crescimento bastante significativo ao longo dos últimos anos, a Kia tem vindo a transformar a sua perceção junto dos clientes europeus,o que explica os aumentos tanto das vendas como das quotas de mercado.

 

E os números expressam muito bem este sucesso: há 10 anos, a marca sul-coreana vendia cerca de 2500 automóveis por ano em Portugal, subindo paulatinamente para as 7012 unidades de 2023. Este ano, o objetivo proposto é de 8000 matrículas, graças a estratégia deançamentos muito focada nos interesses dos clientes europeus.

 

Assim, nos próximos quatro anos, Kia com gama totalmente renovada e motorizações muito diversificadas, o que também reflete o clima de incerteza em termos de procura na Europa. No entanto, parece evidente o caminho da eletrificação, com a marca do Grupo Hyundai a apostar, este ano, nos lançamentos do EV3 e EV6.


Kia EV3
Kia EV3

O primeiro é um compacto 100% elétrico (como o próprio nome indica) posicionado entre os segmentos B e C, com um "design" arrojado que mimetiza o do mais volumoso EV9. Este é um automóvel que a marca apresenta como fundamental para o seu esforço de eletrificação na Europa, procurando oferecer boas competências dinâmicas e de funcionalidade a um preço moderado.

 

Já o EV6, que foi pioneiro nos esforços elétricos da Kia, receberá uma atualização importante tanto na imagem como na tecnologia, antecipando-se que fique disponível em Portugal – tal como o novo EV3 – no início do outono (outubro, segundo as informações mais recentes). Para 2025, estão previstos mais dois “facelifts” e cinco modelos novos, incluindo o EV4 e o K4, que também visam acelerar a estratégia de crescimento na Europa.



Picanto no segmento A 

Mas, no imediato, mais duas atualizações de modelos importantes para a marca. Na "linha da frente" encontra-se o Picanto, citadino concorrente numa categoria (segmento A) que tem cada vez menos protagonistas, embora isso não signifique procura diminuta, pelo que a Kia pretende capitalizar esta vicissitude do mercado.

 

O citadino ganha em estilo, sobretudo quando visto de frente, com para-choques redesenhado e binómio grelha/faróis completamente revisto, oferecendo uma sensação de maior largura. Atrás, grupos óticos diferentes – há barra horizontal a unir os farolins – e para-choques novo. Dependendo da versão, jantes de 14'' e 16''.



No interior, destaque para o painel de instrumentos “Supervision” com ecrã central de 4” e o ecrã central de 8'' com várias funções pouco comuns, como navegação, reconhecimento de voz, meteorologia, Internet e aplicação "online". Na segurança, o Picanto cumpre todas as normas europeias atuais, por passar a integrar, de série, o assistente de máximos, o alerta de fadiga do condutor, o apoio à manutenção na faixa de rodagem e o regulador inteligente de velocidade.


Os preços do Picanto com caixa manual começam nos 17.500 € (16.409 € com campanha promocional); nas versões automáticas, 18.500 € como "ponto de partida" (17.409 €.

A única motorização para Portugal passa a ser a 1.0 MPi com 63 cv e 93 Nm, podendo apresentar-se associada a caixa manual ou automática robotizada, ambas de 5 velocidades. Este motor, revisto, é a base dos dois níveis de equipamento, Urban e GT-Line. Agora, existe uma maior diferenciação estética entre ambas. A segunda, de visual mais desportivo, tem estreia nacional planeada apenas para o final do ano.


Kia Picanto
Kia Picanto

Sorento em busca de mais espaço 

O outro modelo que chegará nas próximas semanas e tem um grande legado é o Sorento, Sport Utility Vehicle comercializado apenas com motorizações híbridas – com e sem ligação à tomada. Para a marca, este automóvel é relevante por posicionar-se num segmento ainda pouco explorado, devido aos sete lugares.

 

Lançado em 2002, o Sorento soma 22 anos de história. Esta quinta geração tem identidade decalcada doutros modelos da marca, como os faróis “Star Map” ou a grelha “Tiger Nose” mais estilizada entre os elementos que mais sobressaem no desenho exterior. Além disso, conta com jantes de 19'' e cores exteriores novas. Com 4,815 m de comprimento, 1,700 m de altura, 1,900 m de largura e 2,815 m de distância entre eixos, o Sorento tem como porta-estandarte a capacidade para sete ocupantes, o que incrementa a funcionalidade do SUV.

 

Ainda no interior, destaque para o conceito digital de dois ecrãs com 12,3'', mas também para o painel de controlo da climatização e do sistema multimédia comutável.



Nas motorizações, o Sorento aposta em duas opções eletrificadas, que têm “alvos” distintos: o híbrido (HEV) mais para clientes particulares, o híbrido Plug-In (PHEV) mais para empresas, por beneficiar de fiscalidade mais “simpática”.

 

Ambas as versões têm por base o motor 1.6 T-GDi com 160 cv, mas a vertente elétrica diferencia-as. No caso do HEV, bateria com 1,48 kWh de capacidade, rendimento combinado de 210 cv e 367 Nm, consumo médio de 4,7 l/100 km e emissões de CO2 de 107 g/km. No PHEV com motor elétrico (91 cv) alimentado por bateria com 13,8 kWh de capacidade, 253 cv e 367 Nm de binário, 1,6 l/100 km e 37 g/km. Este modelo percorre até 55 km em modo elétrico (65 km em cidade) e admite recargas completas do acumulador de energia 3h25 (potência máxima de 3,3 kW).


No Sorento, preços desde 61.450 € para a motorização 1.6 T-GDi HEV (ou 58.650 € com a campanha promocional de lançamento) e 67.950 € para a 1.6 T-GDi PHEV Concept (65.450 €). A segunda tem versão para empresas, por 49.990 € (mais IVA).

 

A Kia proporá apenas uma linha de equipamento para o Sorento. Chama-se Concept e tem jantes de 19'', faróis Full LED, teto de abrir panorâmico, ar condicionado automático de três zonas, sistema de som da Bose, Head-Up Display e câmaras 360º, entre muitos outros itens.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page