A marca do leão tem hipercarro pronto a estrear no WEC, campeonato que tem as 24 Horas de Le Mans como corrida mais importante e mediática. Na versão-2024, entre as novidades, integração de uma asa traseira numa máquina muito diferente da antecessora, visualmente!
A Peugeot regressou ao Mundial de Resistência (WEC) no final de 2022, de forma a preparar-se para a participação nos 100 anos de Le Mans comemorados em 2023, mas a equipa na órbita da Stellantis Motorsport liderada por Jean-Marc Finot ainda não atingiu os resultados que ambiciona, somando só um pódio em 10 corridas na categoria, mesmo apresentando-se no campeonato com dois 9X8 – comemorou-o no ano passado, nas 6 Horas de Monza, Itália, com os pilotos Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne, depois de conseguir tão-somente a 6.ª e a 9.ª posições na maratona no circuito de La Sarthe, França.
O 9X8 desenvolvido de acordo com o regulamento “LMH” compete na categoria de topo do WEC, que também integra os “LMDh” do campeonato norte-americano de resistência, que tem regras semelhantes, devido a acordo com o Automobile Club de l’Ouest (ACO), entidade que organiza quer Le Mans, quer o Mundial. E a aliança seduziu muitos construtores e equipas – provam-no os 19 hipercarros inscritos no campeonato de 2019, somando-se-lhes, nas grelhas de partida, 18 LMGT3!
O projeto 9X8 arrancou antes do ponto final nas negociações do regulamento que equipara “LMH” e “LMHd”, o que talvez explique, parcialmente, os números muito pouco entusiasmantes da Peugeot neste regresso ao Mundial. No entanto, depois de início de 2024 mais frustrante que dececionante, a 2 de março, com hipercarro (número 93) a “sair de cena” na penúltima volta dos 1812 km do Qatar, no circuito de Losail, quando estava na segunda posição (!), por falta de combustível, a marca do leão prepara-se para “atacar” o (muito) que falta de temporada, incluindo as 24 Horas de Le Mans (15 e 16 de junho), com máquina nova, que tem estreia marcada para as 6 Horas de Imola, Itália, a 21 de abril, na ronda 2 da temporada.
As mudanças mais importantes
A apresentação do Peugeot 9X8 “2.0” com motorização híbrida que associa V6 2.6 biturbo a gasolina (680 cv) a motor elétrico (272 cv) não espantou, por adivinhar-se a mudança, depois de muitos milhares de quilómetros cumpridos em competição e testes! Assim, para tirar partido das alterações nos regulamentos que permitem, por exemplo, a utilização de configuração de pneus bem mais eficaz, com larguras diferentes à frente (29 cm) e atrás (34 cm), os franceses mudaram a aerodinâmica, apresentando uma carroçaria que passa a contar com uma… asa traseira!
O Peugeot 9X8 “2.0” conta com motorização híbrida que associa V6 2.6 biturbo a gasolina (680 cv) a motor elétrico (272 cv)
Pelo terceiro ano consecutivo, o 9X8 apresenta-se com decoração à medida, com o leão da marca como símbolo de velocidade, flexibilidade e força posicionado no centro do desenho do hipercarro. "Originalmente, fizeram-se escolhas que já não são as mais corretas", explica Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport. "Por isso adotámos soluções semelhantes às dos nossos rivais. Abandonámos os pneus com larguras iguais (31 cm), mudámos o centro de gravidade, recolocando componentes, reduzimos o peso e, para otimizarmos a aerodinâmica, tivemos de redesenhar cerca de 90% dos componentes da carroçaria e introduzimos uma asa traseira”, disse.
A decisão de introduzir atualizações (radicais) no 9X8 para 2024 remonta a março de 2023. Logo, o Peugeot foi redesenhado durante o campeonato do ano passado. "Foi um projeto dentro de um projeto, que complicou muito o trabalho da equipa", reconheceu Jansonnie. "Estamos ansiosos por mostrá-lo em competição e temos o objetivo claro de posicionar-nos entre os primeiros, lutarmos pódios e vitórias”, concluiu.
Na Peugeot TotalEnergies, no Mundial de 2024, Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Éric Vergne com o 9X8 número 93 e Paul di Resta, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne com o 94.
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