A Stellantis, em outubro, com 4308 automóveis matriculados, segundo registo da ACAP, transpôs a “fasquia” das 50.000 unidades entregues em Portugal em 2024. Dimensão da quota de mercado: 25,3%. A Peugeot apresenta-se como “ponta de lança” da empresa (no mesmo mês, 2472 unidades e primeira posição em quase todas as categorias!) e tem novidade na gama: terceira geração do 5008. E o SUV com sete lugares também passa a contar com versões “E” (elétricas).
A Peugeot, iniciado o processo de comercialização do 3008 novo, que privilegiou o E-3008 ao Hybrid e ao Hybrid Plug-In – na gama, nenhuma mecânica sem sistema de eletrificação, muito menos proposta a gasóleo!... –, não demorou a apresentar-nos a terceira geração do 5008, modelo baseado na mesma arquitetura técnica, a Stellantis Medium, mas que pode contar com uma terceira fila de bancos (dois), o que permite propor cinco lugares ou sete, dependendo nas necessidades de cada proprietário.
O 5008, comparado com o 3008, tem desenho menos desportivo
O 5008, comparado com o 3008, tem desenho menos desportivo, principalmente na zona posterior, por isso não apresentando o mesmo tipo de limitações quer na capacidade de carga, quer na habitabilidade. Concentremo-nos, portanto, no que distingue mais o primeiro SUV do segundo! As dimensões exteriores, por exemplo, aumentam, com crescimentos de 26,7 cm no comprimento e 16,2 cm entre eixos. Assim, o Peugeot apresenta-se como referência no espaço nos bancos da terceira fila, que também beneficiam de acessos mais simples, devido ao “Easy Access” – desliza os assentos longitudinalmente até 150 mm e reclina (17º-29º) os encostos dos bancos da fila central – estes movimentos podem realizar-se em simultâneo e num só comando.
A capacidade da bagageira depende da configuração do habitáculo, mas a marca anuncia 748 litros com cinco lugares, 259 com sete ou 1815 sem todos os bancos posteriores! E o piso atrás da terceira fila pode levantar-se e arrumar-se atrás dos bancos, o que liberta espaço em profundidade para mais bagagens. Existe, ainda, compartimento sob os assentos da terceira fila, com cerca de 80 litros.
Versões e preços
Para o arranque da carreira comercial do 5008, repetição da fórmula adotada para o 3008. Versões Allure e GT, e três pacotes de opcionais para as quatro mecânicas na gama: Hybrid com 136 cv, Plug-In Hybrid com 195 cv e E-5008 com 210 cv e 230 cv (preços: 36.650 €, 46.150 €, 48.150 € e 52.150 €, respetivamente). No PHEV, até 82 km EV e nos elétricos, de acordo com a homologação europeia WLTP, 502 km e 668 km de autonomia – capacidade das baterias: 73 kWh no modelo com 210 cv e 96,9 kWh no SUV com 230 cv. Em tomada rápida, com 160 kW de potência, 20% a 80% do armazenamento de energia recuperado em 30 minutos no primeiro e 27 no segundo.
No segundo trimestre de 2025, introdução da terceira versão do E-5008, com dois motores e quatro rodas motrizes. No Dual Motor com 320 cv e bateria com 73 kWh de capacidade, até 500 km de autonomia. Cumprindo o programa de manutenção na marca francesa, beneficia-se da garantia Allure Care (8 anos/160.000 km). Para o SUV, a Peugeot, também propõe Easywallbox para recarregamentos domésticos (potências até 7,4 kW) e cartão Charging Pass para acesso a 800.000 carregadores públicos na Europa.
No 5008, para a instrumentação e o sistema multimédia, e dependendo da versão, dois monitores de 10’’ ou o i-Cockpit Panorâmico, com ecrã curvo de 21’’. Somam- se os i-Toggles, comandos táteis para acessos às funções utilizadas regularmente. No E-5008, potência disponível dependente do modo de condução: 170 cv no Eco, 190 cv no Normal, 210 cv no Sport. No entanto, a eletrónica de controlo é reativa e disponibiliza o máximo de 210 cv sempre que aceleramos a fundo.
Ao volante do Elétrico e do Hybrid
A Peugeot, para este E-5008, anuncia 170 km/h de velocidade máxima, 9,7 s de 0 a 100 km/h e 17,7 kWh/100 km de consumo médio. Dinamicamente, parece-se com o E-3008, pois a firmeza do amortecimento, combinada com o centro de gravidade baixo, torna-o ágil nos movimentos de apoio (entenda-se transferências de massa em curva) sem diminuição da capacidade de filtragem das irregularidades do piso, qualidade que beneficia o conforto ou a suavidade de rolamento. A capacidade de arranque e recuperação não é estonteante, mas há reserva de energia sempre que pressionamos o acelerador.
Finalmente, possibilidade de regulação da intensidade da recuperação da energia durante as desacelerações e travagens. Os três níveis são controlados em patilhas no volante, mas nenhum tem a capacidade dos programas do tipo One-Pedal, que quase dispensam o recurso ao travão, não existindo carga no pedal do acelerador.
O 5008 Hybrid com mecânica de 3 cilindros e 1,2 litros apoiada por motor elétrico e caixa automática de 6 velocidades, de embraiagem dupla (o rendimento máximo do sistema é de 136 cv e 230 Nm) atinge 200 km/h, cumpre o 0-100 km/h em 11,3 s e, em média, consome 5,7 a 5,9 l/100 km. Algo surpreendentemente, por tratar-se de automóvel menos pesado (1625 kg “contra” 2218 kg), o híbrido é menos ágil do que o elétrico e também menos confortável, por contar com amortecimento mais sensível às irregularidades do piso.
Em Portugal, 5008 Hybrid no topo das preferências
Em Portugal, confirmando-se as expectativas da Peugeot, 5008 Hybrid no topo das preferências, representando cerca de 45% da procura do SUV com 4,79 m. Os três E-5008 corresponderão a 30% das vendas. Para o Plug-In Hybrid, antecipa-se fatia de 15% do bolo. E este automóvel tem a responsabilidade de substituir modelo no topo do segmento desde que a segunda geração apareceu no mercado, em 2017, e, assim, participar no progresso da marca que mais carros novos regista no nosso País desde 2021.
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