É o 13.º elétrico na gama de ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros da marca do leão. Tem motor com 157 kW/210 cv e 345 Nm alimentado por bateria com 58,2 kWh de capacidade (útil) e percorre até 453 km entre recargas. Primeiras entregas programadas para janeiro de 2025.
A Peugeot, com este automóvel, cumpre etapa (muito) importante no processo de eletrificação, por passar a dispor de versões “E” em todos os produtos da gama de passageiros, a que soma a disponibilidade da tecnologia nos comerciais ligeiros. A dimensão da “empreitada” expressa-se assim: o e-408 é o 13.º modelo elétrico no catálogo da marca do leão.
Já disponível para encomendas em Portugal
Já disponível para encomendas em Portugal, nas versões Allure e GT, por 43.395 € e 45.205 €, respetivamente, o E-408 soma-se a gama que tem dois híbridos Plug-In (185 cv e 225) e híbrido com tecnologia MHEV de 48 V (136 cv). O “fastback” que a marca do leão posiciona no topo da gama com que concorre no segmento médio-inferior (C), acima de 308, 308 SW e 3008, possui motor com 157 kW (210 cv) e 345 Nm alimentado por bateria do tipo NMC (na composição química, combinação de níquel-manganésio-cobalto) com 58,2 kWh de capacidade.
Segundo a marca francesa e de acordo com o protoloco europeu (WLTP), em ciclo combinado, o automóvel elétrico novo percorre até 453 km entre (re)cargas, o que corresponde a autonomia “mais do que suficiente”, uma vez que os utilizadores de modelos com esta tecnologia, em média, conduzem apenas 45 km/dia. No E-408, até 11 kW de potência de carregamento com corrente alternada e até 120 kW com corrente contínua (a rápida). Na segunda situação, recupera-se o armazenamento de energia de 20% para 80% em pouco mais de 30 minutos e “ganham-se” 100 km de autonomia com cerca de 10 min de ligação à corrente!
O E-408, para proteção da autonomia, apresenta-se-nos com limitação eletrónica da velocidade máxima a 160 km/h, mas acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, independentemente do programa de condução ativo (sempre que pressionamos o acelerador com vigor, o sistema “liberta” os 157 kW/210 cv e 345 Nm). No entanto, no Normal, “só” dispomos de 140 kW/190 cv e 300 Nm e, no Eco, a potência baixa para 125 kW/170 cv e o binário para 270 Nm.
No E-408, a Peugeot também propõe a garantia Allure Care com 8 anos ou 160.000 km, ou manutenção a cada 2 anos ou 25.000 km.
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