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Futuro cada vez mais presente

Atualizado: 27 de fev.

A marca francesa despede-se de 2023 de forma ‘leonina’, somando à gama três elétricos, que posiciona em dois segmentos nucleares (utilitários e compactos). As primeiras informações e as impressões de condução de e-208, e-308 e e-308 SW, três modelos com motores de 156 cv



A Peugeot, passo a passo, acelera processo de eletrificação da gama que pressupõe, na Europa, a disponibilidade de versões com baterias em vez de depósitos de combustível, em todos os modelos no catálogo, até 2025, de forma a preparar-se para ponto final no comércio de mecânicas térmicas em 2030 – paralela e simultaneamente, cumprindo-se este objetivo emblema do leão no topo da tabela dos fabricantes que mais automóveis elétricos comercializam na Europa, a região de referência para a indústria no campo da democratização e massificação da tecnologia.



As novidades do momento encontram-se nas gamas que competem as duas categorias dominantes no Velho Continente: 208 (segmento B) e 308 (C). No primeiro, coincidindo com a atualização da segunda geração, de 2019, que inclui, nomeadamente, mudanças nos desenhos de faróis, farolins ou grelha, para falarmos semente no desenho exterior, que assume a identidade visual nova da marca francesa (Allure), estreias de e-208 com mais potência (156 cv) e bateria maior (51 kWh de capacidade) e da tecnologia híbrida MHEV (48V) aplicada nas mecânicas a gasolina PureTech 100 e 136. No segundo, ainda na fase inicial da carreira comercial da terceira geração, lançamento de dois elétricos – fórmula que a Peugeot ainda não tinha em modelos compactos. Nos e-308 e e-308 SW, motores de 156 cv e baterias com 54 kWh de capacidade. 



E-AUTO participou na segunda edição do e-Lion, iniciativa organizada pela marca com o objetivo de proporcionar os primeiros contactos dinâmicos com os automóveis novos nas rampas de lançamento nos principais mercados internacionais. A ação decorreu na região de Tarragona, na Catalunha, Espanha, e concentrou-se só nos modelos elétricos. Logo, não conduzimos nenhum 208 com motores de 21 kW/28 cv integrados nas caixas automáticas de embraiagem dupla e 6 velocidades e-DCS6 a apoiarem as motorizações a gasolina PureTech 100 e 136. Registe-se, no entanto, este compromisso: movendo-se em ambientes urbanos, até 50% da condução sem gases de escape, facto que antecipa aumento do conforto de utilização, com o aumento da suavidade e do silêncio a somar-se à resposta expedita da mecânica ao pedal do acelerador, além de (mais) moderação no consumo. A confirmar!…



As novidades na gama 208

O e-208 tem estreia em Portugal planeada para o próximo mês, com o novo sistema de propulsão. Segundo a Peugeot, no ciclo de homologação europeu (WLTP), este modelo à venda com preços desde 33.000 € percorre até 410 km entre recargas das baterias, o que supera, largamente, os 362 km reivindicados para a versão homónima com 136 cv, que permanece no catálogo e tem atualização planeada apenas para março, também o mês programado para a introdução dos Hybrid 100 e 136 cv com tecnologia MHEV. Em ciclo urbano, anuncia-o a marca, até 566 km de autonomia!


No lançamento da edição nova da berlina do segmento B mais vendida em Portugal (e, globalmente, em número de matrículas no nosso País, vence-o só o… 2008), além do e-208 com 156 cv, PureTech atmosférico com 75 cv, a partir de 19.200 €. Focando-nos no «e», a bateria soma muitos quilogramas ao carro, mas fá-lo sem penalizar a dinâmica... Pelo contrário, por dispor de centro de gravidade mais baixo e repartição otimizada do peso entre os eixos, a condução do segmento B progride na agilidade e na estabilidade, mas fá-lo sem que isso signifique marcha-atrás na suavidade de rolamento. A Opel tem corsa com o mesmo pacote tecnológico. Comparativamente, depois de conduzirmos os dois carros, o alemão parece-nos mais dinâmico, mas o francês a supera-o no conforto.



A Peugeot, para o e-208 novo, reivindica 150 km/h de velocidade máxima e 8,2 s de 0 a 100 km/h, ativando-se o programa Sport num seletor de modos de condução com mais duas hipóteses de configuração (Eco e Normal) posicionado próximo do comando novo da caixa de velocidades, que dispõe de posição B para mais capacidade de recuperação de energia durante as fases de desaceleração ou travagem, o que aumenta os níveis de eficiência e, sobretudo, a autonomia entre recargas.



A informação disponibilizada ao condutor no painel de instrumentos digital – o monitor tem 10’’, o grafismo é tridimensional e inclui mostrador que apresenta o tipo de ação a cada momento, dependendo dos movimentos no acelerador (Charge, Eco e Power). As dimensões do ecrã do programa multimédia são iguais (10’’), com o Peugeot i-Connect Advanced como versão de topo – entre as características, navegação TomTom e função otimizada de reconhecimento de comandos vocais.


No e-208, manutenção das potências máximas de recarga da bateria: 100 kW (corrente contínua) e 11 kW ou 7,4 kW (corrente alternada) – no segundo caso, a primeira opção é… opcional.



As novidades na gama 308 

Os lançamentos do e-308 e do e-308 SW são ainda mais relevantes. A Peugeot entra na classe número um nas vendas, na Europa, o que permite, teoricamente, tentar atacar a liderança da Tesla nesta tecnologia. Em Portugal, berlina a partir de 42.000 € e carrinha desde 43.125 €. Nos dois modelos, baterias com 54 kWh de capacidade, o que autoriza até 415 km e 409 km entre recargas, respetivamente, segundo a homologação WLTP.


O sistema é o mesmo do e-208 e as características da condução também são parecidas, embora o modelo do segmento C tenha qualidades melhores no capítulo do conforto e da suavidade de rolamento, mesmo apresentando-se, igualmente, com uma suspensão com amortecimento firme, para controlo mais capaz dos movimentos da carroçaria. No entanto, nestas versões, devido ao posicionamento da bateria entre os eixos, centro de gravidade mais baixo, carro sempre muito agarrado à estrada!



Nos três Peugeot novos, como acontece na generalidade dos modelos elétricos, devido à descarga instantânea do binário máximo, resposta imediata ao acelerador. Todavia, o e-208 parece-nos sempre mais ligeiro e rápido que qualquer dos 308, mesmo ativando o programa de condução Sport, que não só liberta a potência como elimina a sensação de menos capacidade de reação que sentimos nos modos Eco e Normal, obviamente os mais eficientes.


No e-308 e no e-308 SW, velocidade máxima limitada a 170 km/h e 0-100 km/h em 9,8 s. Na fase de lançamento dos elétricos novos, oferece-se uma easyWallbox e 4 anos ou 50.000 km de garantia e manutenção. No demais, os compactos têm características dos modelos homónimas equipados com motorizações térmicas, incluindo as híbridas Plug-In, que disponibilizam modos de condução totalmente EV.



Também no e-308 e no e-308 SW, como potência máxima de recarga, 100 kW (corrente contínua) e 11 kW corrente alternada. Nos três elétricos novos, baterias de iões de lítio com garantias de 8 anos ou 160.000 km. Para o utilitário, três pacotes de equipamento: Active, Allure e GT. Para os compactos, apenas dois: Allure e GT.


Durante o próximo ano, mais novidades na Peugeot: e-3008 (estreia a plataforma STLA Medium, arquitetura fundamental para o futuro da marca e do consórcio Stellantis), e-408 e, ainda, terceira geração do 5008, a primeira com uma versão elétrica!

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