Peugeot E-208 de 156 cv ganha 23 km de autonomia
- Pedro Junceiro
- há 3 horas
- 2 min de leitura
O Peugeot E-208 na versão de 156 cv passa a ter uma autonomia de 433 km em ciclo combinado WLTP, ganhando 23 face à versão anteriormente em comercialização. A marca atualizou ainda alguns elementos tecnológicos do utilitário elétrico, integrando agora, por exemplo, a funcionalidade “Vehicle-to-Load” (V2L).

Um dos modelos elétricos mais importantes do mercado, o E-208 passa a contar com autonomia alargada, com a Peugeot a apontar uma melhoria de 23 km para a versão de 156 cv (115 kW). Desta forma, a versão mais potente passa a ter uma autonomia homologada combinada WLTP de 433 km, embora a marca francesa não tenha detalhado a forma como se obteve este aumento.
O E-208 ganha assim mais atributos para continuar a ser um dos modelos preferidos dos condutores europeus, tendo sido o veículo elétrico de segmento B (em torno dos 4 metros de comprimento) mais vendido na Europa e em Portugal.
Mas essa não é a única novidade do E-208, com a funcionalidade Trip Planner a ser integrada no sistema de navegação conectado (disponível como opção), permitindo planear de forma otimizada os percursos para maximizar a autonomia do automóvel e facilitar o carregamento. Para calcular a rota ideal, o sistema tem em conta a distância a percorrer, o nível de carga da bateria à partida, o nível de carga da bateria desejado à chegada e as estações de carregamento disponíveis perto do destino, considerando o consumo de energia com base em critérios como a velocidade, o tráfego ou o tipo de estrada.

A marca introduziu ainda o “limite de carga de 80%”, disponível para o carregamento AC, para adaptar o nível de carga à utilização quotidiana e prolongar a “saúde” da bateria, evitando que seja carregada sucessivamente até ao seu máximo.
A versão mais potente, de 156 cv, passa a estar disponível também com a pré-instalação da função V2L, a qual permite alimentar um aparelho elétrico através da bateria de alta tensão do veículo, como uma bicicleta elétrica. Necessita de um adaptador bidirecional (opcional nos concessionários) para a entrada de carregamento, podendo fornecer até 3,5 kW e 16 A.

Nova câmara e nova cor
Adicionalmente, todos os Peugeot 208 passam a ter uma nova câmara de vídeo multifunções que reforça a segurança, alargando a zona de deteção da Travagem Automática de Emergência para melhor ter em conta os ciclistas e os peões, e uma cor de carroçaria nova, o “Branco Okenite”, em lugar da cor “Branco Banquise”.
No caso dos modelos híbridos, os 208 Hybrid passam a ter novas denominações para refletir a potência total combinada dos motores a gasolina e elétricos. Desta forma, o Hybrid 100 passa a ser Hybrid 110 e o Hybrid 136 passa a ser o Hybrid 145, antecipando-se assim a uma exigência da norma Euro 7.
Recorde-se que a gama do 208 está disponível em versões a gasolina de 100 cv, híbridas de 110 cv e de 145 cv e elétricas de 136 cv e de 156 cv/115 kW.
Comments