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Parlamento Europeu aprova Euro 7… suave

Está aprovada a norma Euro 7 para as novas regras de emissões poluentes nos automóveis novos a partir de 2025! Suavizada nalguns pontos durante a discussão após a apresentação do primeiro documento de trabalho, o pacote legislativo introduz, pela primeira vez, medidas para controlo das partículas nocivas resultantes da utilização dos pneus ou dos travões, que eram ignoradas



A norma nova de controlo de emissões poluentes Euro 7 foi aprovada no Parlamento Europeu com 297 votos a favor, 190 contra e 37 abstenções, passando, dessa forma, a impor todos os limites nos automóveis ligeiros e pesados vendidos nos países da União já a partir de 2025. A entrada em vigor depende apenas da aprovação do documento pelo Conselho Europeu

 

A proposta original para o regulamento Euro 7 foi bastante criticado pelos fabricantes, já que obrigava a aumentos importantes nos preços dos automóveis com motores de combustão e, paralelamente, impunha-lhes o desenvolvimento de fórmulas novas de eletrificação (e todas bastante dispendiosas!).

 

Face a este cenário, as autoridades europeias suavizaram as normas e mantiveram os limites de emissões nos ligeiros de passageiros quase inalterados, aprovando regras mais restritivas só para os pesados, incluindo autocarros. A novidade no pacote legislativo é a integração nos cálculos das emissões resultantes dos pneus e dos travões

 

"Pela primeira vez, as normas consideram as emissões de partículas nocivas dos travões nos automóveis ligeiros de passageiros ou nos comerciais ligeiros, além de requisitos mínimos de durabilidade para as baterias de elétricos e híbridos", lê-se no comunicado do Parlamento.



A Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA) reagiu em comunicado e indicou que o “voto do Parlamento Europeu consolida o estatuto da Europa como a referência global em matéria de controlo das emissões poluentes no automóvel, por colocar o foco no que é o mais importante”, disse Sigrid de Vries, o diretor-geral da entidade, sublinhando, no entanto, que “a norma nova aperta, na mesma, as emissões de escape e os procedimentos de teste”.

 

As normas novas preveem, também, a criação de passaporte ambiental com informações do automóvel no momento da emissão da matrícula, com as emissões poluentes, os consumos de combustível e energia elétrica, a autonomia elétrica, a potência do motor e a durabilidade das baterias.

 

A norma Euro 7 é introduzida num momento crítico para a indústria automóvel europeia, que está obrigada a afastar-se do motor de combustão para passar a utilizar motores elétricos, o que tem de fazer até 2035, o ano-limite para a comercialização de mecânicas de combustão no continente. Adicionalmente, também enfrenta também uma concorrência mais poderosa por parte da China, um aumento dos custos do negócio na Europa e um quadro regulamentar que não é uniforme.

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