Dando continuidade a uma longa tradição, o Papa Francisco recebeu mais um veículo da Mercedes-Benz para as suas deslocações, mas desta feita com a particularidade de se tratar de um modelo 100% elétrico, que será entregue a tempo do Jubileu de 2025.
Ao longo dos últimos 94 anos, a Mercedes-Benz tem sido uma das fornecedoras dos veículos papais, sendo utilizados em diversas ocasiões por diferentes Papas, criando os “Papamóveis” oficiais há 45 anos, com base nos Classe G. Agora, pela primeira vez, o “Papamóvel” a utilizar pelo Papa Francisco será 100% elétrico, com o exemplar modificado a ser entregue no Vaticano pelo próprio CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius.
Isto significa que o Papa viajará localmente sem emissões no Jubileu de 2025 - um evento que só se realiza de 25 em 25 anos e para o qual são esperados milhões de peregrinos em Roma. O veículo cumpre elevados requisitos e foi desenvolvido em estreita colaboração com o Vaticano especificamente para a utilização do Papa.
Face ao Classe G580 EQ elétrico de série, esta unidade conta com uma motorização elétrica adaptada às velocidades particularmente baixas exigidas para as aparições públicas, contribui para a realização da encíclica “Laudato Si”. Nela, o Papa Francisco descreve a necessidade de um desenvolvimento sustentável.
No evento de entrega deste Classe G ao Papa, Ola Källenius foi acompanhado por uma série de elementos da equipa de desenvolvimento do modelo, quer de Graz, Áustria, quer de Sindelfingen, Alemanha.
“Com o novo ‘Papamóvel’, Francisco é o primeiro Papa a viajar num Mercedes-Benz elétrico em aparições públicas. Esta é uma honra especial para a nossa empresa e gostaria de agradecer a Sua Santidade pelo voto de confiança. E este ‘Papamóvel’ também envia um apelo claro à eletromobilidade e à descarbonização”, referiu Källenius no evento de entrega do veículo.
Mudanças necessárias
Este Classe G recebeu uma série de alterações necessárias para as suas novas funções, nomeadamente, para o transporte do Sumo Pontífice. Na parte de trás, o banco corrido foi substituído por um banco individual de posição central e regulável em altura. Este banco principal giratório permite deslocar-se com flexibilidade e dirigir-se ao público de diferentes ângulos. Atrás do banco individual, foram integrados dois bancos individuais à esquerda e à direita para passageiros adicionais.
O tejadilho foi retirado no pilar B e, em caso de chuva ou de más condições climatéricas, uma capota rígida separada oferece proteção aos ocupantes. A porta traseira esquerda foi removida e reconstruída pelos especialistas – ao estilo tradicional de construção de carruagens – a partir de uma única peça e soldada na carroçaria. Tal como os “Papamóveis” anteriores, também este está pintado em branco pérola clássico no exterior.
Uma longa tradição
Há quase 100 anos que a Mercedes-Benz fabrica veículos para o responsável máximo da Igreja Católica e para as suas deslocações e aparições públicas. O primeiro veículo deste tipo foi um Nürburg 460 Pullman Saloon para o Papa Pio XI, de 1930. Na altura, o contrato de fornecimento foi adjudicado à Mercedes-Benz devido a um conjunto harmonioso e porque a equipa da altura transferiu uma característica importante das carruagens anteriores para o veículo: a possibilidade de viajar com dois dignitários e outros funcionários utilizando bancos rebatíveis.
Na década 1960, o Papa João XXIII recebeu um Landaulet 300 com transmissão automática e distância entre eixos alargada. O seu sucessor, Paulo VI, utilizou inicialmente um Landaulet 600 Pullman e, mais tarde, um 300 SEL, também Landaulet. Nos anos 80, João Paulo II utilizou o primeiro veículo oficialmente designado por “Papamóvel” para os eventos na Praça de São Pedro, um modelo modificado da série G 460.
A partir de 2002, utilizou um 463 série G 500, que também foi utilizado pelos seus sucessores Bento XVI e Francisco. Por vezes, foram também utilizadas viaturas especialmente concebidas com base no Mercedes-Benz Classe M e no GLE. Após a sua retirada de serviço, alguns dos carros do Papa foram expostos no Vaticano e no Museu Mercedes-Benz em Estugarda.
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