top of page

Outra “pole” de Verstappen

Pela 3.ª vez consecutiva em 2024, em três corridas, e 35.ª no Mundial, Max impõe-se na qualificação, ganhando um “braço de ferro” com Carlos Sainz (Ferrari), por 0,270 s. Sergio Pérez (Red Bull) é 3.º na sessão mas apenas 6.º na grelha de partida para o Grande Prémio da Austrália, por penalização



O Mundial de Fórmula 1 transferiu-se do Médio Oriente para a Oceânia, depois de corridas no Bahrain e na Arábia Saudita, mas Melbourne, até ver, não mudou nada na "hierarquia" do campeonato, com Max Verstappen, da Red Bull, o tricampeão em título e o vencedor das primeiras duas corridas da temporada, começando ambas da 1.ª posição da grelha de partida, a ganhar a qualificação para a ronda 3 do ano, o Grande Prémio da Austrália, no Albert Park de Melbourne!

 

Verstappen, que não foi o piloto mais rápido em nenhum nos treinos livres (3) que antecederam a qualificação, cumpriu os 5,278 km ao circuito semipermanente na cidade australiana que recebe o Mundial pela 27.ª vez em 1.15,915 m (velocidade média de 250,290 km/h). Para Max, 3.ª “pole position” consecutiva em Melbourne, 3.ª em 2024, em 3 corridas (4.ª em 4), considerando a ponta final do campeonato de 2023 e 35.ª da carreira na categoria, resultado que o posiciona como favorito à vitória na Austrália, onde o neerlandês ganhou “apenas” em 2023, em 7 presenças na corrida com 58 voltas.



O Grande Prémio da Austrália, recorda-se, realiza-se na próxima madrugada – tem início marcado para as 04.00 horas de Portugal Continental – e pode acompanhar-se volta a volta em www.e-auto.pt! Na grelha de partida, atrás de Verstappen, está Carlos Sainz, da Ferrari, que regressa à ação depois da ausência na Arábia Saudita imposta por apendicite que obrigou a uma intervenção cirúrgica de emergência.

 

O “teenager” britânico Oliver Bearman substituiu-o, estreando-se no Mundial com uma 7.ª posição! O espanhol acabou a qualificação a 0,270 s de Max e à frente de Sergio Pérez, no segundo Red Bull. No entanto, o mexicano, arranca para o Grande Prémio da 6.ª posição, devido à perda de três lugares por penalização – perturbou volta rápida de Nico Hülkenberg, da Haas, no primeiro segmento da sessão…



Um resultado “inesperado”

“Não contava com este resultado, depois de nunca termos conseguido impor-nos nos treinos livres. Estivemos bem no momento certo, com 2 voltas excecionais na Q3. A Ferrari é muito, muito rápida neste circuito, o que aumenta a expetativa para esta corrida”, disse Verstappen imediatamente após a qualificação.

 

Alexander Albon, outro protagonista do fim de semana do Mundial na Austrália, foi eliminado na Q2 e conseguiu “somente” uma 12.ª posição na grelha de partida. O tailandês destruiu o FW46 no treino livre 1 e, por não dispor de chassis de reserva, a Williams entregou-lhe o monolugar de Logan Sargeant, decisão que tem (muitos) precedentes na Fórmula 1, mas está a originar contestação e polémica, por deixar o norte-americano de fora da corrida em Melbourne.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page