A marca dos três diamantes, para reforçar a presença na Europa, que passou de secundária a prioritária, apresentou a quarta geração do SUV híbrido Plug-In, automóvel que consolida o legado dos antecessores em termos de competências tecnológicas e, também, no campo da tração integral. A chegada a Portugal está prevista para o final de fevereiro de 2025.
Posicionando-se no topo da gama europeia da Mitsubishi, o novo Outlander PHEV congrega diversos anos de experiência na conceção de modelos de estilo SUV, sendo definido pelos responsáveis da marca dos “três diamantes” como a derradeira expressão dos princípios da Mitsubishi, tanto em matéria de eletrificação, como de sistemas de tração integral, dando aqui também um passo em frente.
Com o Outlander de terceira geração a ser um dos pioneiros nos SUV híbridos “plug-in” e um sucesso com mais de 200.000 unidades vendidas na Europa, a marca japonesa baseou-se no conceito “I-Fu-Do-Do”, que significa majestoso e autêntico na língua japonesa em alusão direta ao estilo e às dimensões para conceber esta nova iteração.
As características dinâmicas surgem mais alinhadas com os gostos e pretensões dos clientes europeus, como nos explicaram os responsáveis da marca, em Madrid, com especial atenção também para a qualidade de construção e para a eficiência.
“Desenvolvido para a Europa, combina design impactante com tecnologia híbrida “plug-in” de última geração, que assinala um novo paradigma. Uma autonomia exclusivamente elétrica alargada, qualidade elevada e uma ampla gama de sistemas de assistência e conforto são argumentos para tornar o novo Outlander em mais uma etapa bem-sucedida na ofensiva de produtos da marca”, afirmou Frank Krol, Presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe.
Desenho distinto
Fazendo mais uma evolução dos preceitos estéticos da Mitsubishi, o Outlander PHEV demarca-se pela grelha dianteira “Dynamic Shield”, que dá uma impressão de robustez e de proteção aos ocupantes – afinal, falamos de um “escudo”. Na secção traseira, o estilo hexagonal esculpido (“Hexagon Horizon”) integra-se com os farolins de desenho horizontal para sensação de robustez e de maior largura, inspirando-se no portão traseiro do icónico Pajero. Nas medidas, o Outlander PHEV está maior, com 4719 mm de comprimento, 1862 mm de largura e 1750 mm de altura, tirando partido ainda de 2704 mm de distância entre eixos para um habitáculo desafogado, com cinco lugares (uma versão de sete lugares é tecnicamente possível, mas a sua utilidade na Europa será analisada para diante).
A iluminação fica a cargo de faróis de matriz LED, com as unidades principais dispostas em posição inferior a terem até 12 LED individuais para alterar o foco de luz sem encandear os veículos em sentido contrário. As luzes de mudança de direção sequenciais utilizam 21 LED.
Para a carroçaria, o novo Outlander PHEV contempla 12 opções de cores, cinco de duas tonalidades combinadas e sete de tons simples de carroçaria. Realce para a nova cor metalizada “Cinzento Moonstone” com um brilho azul adicionado ao cinzento sólido. Quanto às jantes, há opções de 18 e de 20 polegadas.
Nas linhas de equipamento, a Mitsubishi irá propor os níveis “Inform”, “Invite”, “Intense” e “Instyle”.
A arte de bem receber
No interior, sobressai a filosofia japonesa “omotenashi”, focada nos detalhes e na hospitalidade. Concebido para ser mais funcional, mais prático e para permitir uma visibilidade melhorada, o novo Outlander reflete também um ganho no espaço oferecido aos ocupantes e no refinamento, com otimização dos índices de NVH (Ruído, Vibração e Aspereza) para proporcionar um habitáculo maior e mais silencioso.
O tablier tem um desenho mais horizontal, ao passo que os comandos físicos do interior foram melhorados, como o volante, comando da caixa, botões da climatização, interruptores dos vidros elétricos e pegas das portas.
O modelo pode também receber tecnologia Head-up Display (HUD) e ainda espelho retrovisor interior digital. No que respeita aos bancos, dispõe de mordomias como aquecimento, ventilação, massagem e suporte lombar melhorado. Estão disponíveis acabamentos em diferentes materiais e cores com pespontos de alta qualidade, combinados com o material e as linhas de costura no painel de instrumentos e no revestimento das portas, bem como vários espaços de arrumação e iluminação ambiente nas portas.
Nos bancos traseiros a marca disponibiliza comandos para o aquecimento e a amplitude para a regulação da altura das costas dos bancos foi aumentada para ajudar a prevenir a fadiga. O tejadilho panorâmico permite maior luminosidade a bordo e pode ser aberto, com 928 mm de comprimento e 702 mm de largura. A bagageira varia entre os 495 e os 1422 litros (versão de teto de abrir (com os bancos traseiros rebatidos).
Mais tecnologia
Particularidade do modelo é também a do reforço da vertente tecnológica, propondo um painel de instrumentos digital TFT de 12,3”, com funções personalizáveis e dois modos de apresentação (clássico e melhorado), incluindo dados do áudio, de navegação e do sistema híbrido. Ao centro do habitáculo está o ecrã tátil de 12,3 polegadas “Smartphone-link”, com navegação melhorada em tempo real da TomTom e acesso à API do Google Places para a base de dados de locais mais recente. O sistema multimédia tem por base uma estrutura de “widgets” personalizáveis da página inicial para organizar informações de acordo com as preferências individuais.
O sistema permite conexão a Apple CarPlay e Android Auto sem fios e interação para comando de várias funções com recurso apenas à frase "Olá Mitsubishi". A marca inclui ainda um carregador para smartphones sem fios Qi de 15 W. A aplicação para smartphone (Mitsubishi Connect) permite que os utilizadores tenham maior controlo sobre o automóvel através de relatórios de estado do veículo, notificações de alarme e funções de controlo remoto, como trancar/destrancar as portas, climatização do habitáculo e localizador.
Outro elemento em destaque é o equipamento áudio desenvolvido em parceria com a Yamaha, empresa de referência no setor de áudio (e não só...), que criou dois sistemas para o Outlander PHEV: o “Dynamic Sound Yamaha Premium” com oito altifalantes e o “Dynamic Sound Yamaha Ultimate” com 12 altifalantes, incluindo “subwoofer”. Ambos foram desenvolvidos com base no altifalante NS-5000 e integram amplificadores duplos com DSP (Digital Signal Processor) da Yamaha. O sistema mais avançado pode até compensar o ruído criado pela chuva e ar condicionado, otimizando a nitidez sonora. Num detalhe curioso, a adição destes sistemas obrigou até a algumas modificações ligeiras no chassis, sem impacto na funcionalidade.
Mestres do “plug-in”
Usando uma expressão do próprio CEO da Mitsubishi Europe, Frank Krol, a marca assume-se como especialista na tecnologia “plug-in”, mais ainda quando associada a sistemas de tração integral, recuperando o legado histórico na competição, com modelos como os vários Lancer Evolution e Pajero a servirem de fios condutores.
Neste sentido, o novo modelo representa uma evolução com uma motorização PHEV completamente revista, que permite aumentar a sua autonomia em modo elétrico, mas também melhorar a resposta e o refinamento a bordo. O sistema combina um motor 2.4 DOHC de quatro cilindros a gasolina (136 cv e 203 Nm), dois motores elétricos de elevada potência e uma bateria de iões de lítio maior, bem como uma transmissão “shift-by-wire”, para uma potência combinada de 302 cv (225 kW). Face ao modelo precedente, é 40% mais potente e a aceleração dos 0-100 km/h cumpre-se agora em 7,9 segundos.
O motor elétrico dianteiro produz 85 kW/255 Nm, enquanto a unidade traseira fornece 100 kW/195 Nm, dispondo esta de unidade de controlo integrada. A bateria tem uma capacidade total de 22,7 kWh, para até 87 km em modo elétrico, de acordo com o ciclo combinado WLTP. A bateria fornece uma potência contínua 108% superior à da geração anterior devido à menor resistência interna da bateria e dispõe de refrigeração por líquido. A bomba de calor também está presente, reduzindo o impacto da climatização na autonomia elétrica.
O motor de combustão foi evoluído com um sistema de recirculação de gases de escape, canais de refrigeração expandidos e um coletor de escape integrado para aumentar a eficiência e a performance. É alimentado por um depósito de gasolina de 53 litros, o que contribui para um aumento da autonomia total para 844 km (nas condições ideais).
Quanto a consumos, a marca indica valores de 0,8 l/100 km e emissões de 18 ou 19 g/km de CO2, quando equipado com jantes de 18” ou 20”, respetivamente.
O sistema dispõe de três modos de propulsão, diferenciando-se entre o “EV”, “Modo híbrido em série” e “Modo híbrido em paralelo”. O primeiro é autoexplicativo, funcionando até aos 135 km/h, enquanto o “Modo híbrido em série” coloca o motor térmico como gerador de eletricidade quando necessário, como por exemplo durante a aceleração em subidas. Já o “Modo híbrido em paralelo” coloca o motor elétrico de tração e o motor térmico a trabalhar em conjunto em condução a alta velocidade.
Ao condutor cabe escolher entre opções de condução “Normal” (otimiza automaticamente a condução EV/Híbrida), “EV” (quando a carga da bateria é suficiente), “Save” (mantém o nível de carga da bateria) e “Charge” (recarrega a bateria). No momento de ligar à tomada, podem ser usado fichas Tipo 2 e CHAdeMO. A tecnologia “Vehicle-to-Home”, também disponível, permite transferir energia elétrica entre a casa e o veículo.
Pensar fora da estrada
Integrando a mais recente evolução em sistemas de tração integral, o S-AWC (Super-All Wheel Control), o Outlander PHEV apresenta sete modos de condução selecionáveis pelo condutor consoante o tipo de piso. Graças ao posicionamento dos motores à frente e atrás, o sistema consegue efetuar uma distribuição mais precisa do binário entre os dois eixos, com a marca a adiantar que tal não é alcançável por sistemas 4WD convencionais com um veio de transmissão. O modelo dispõe de modos “Normal”, “Eco”, “Power”, “Asfalto/Tarmac”, “Gravilha/Gravel”, “Neve/Snow” e “Lama/Mud”.
Além disso, os componentes do chassis foram revistos, com uma melhoria dos elementos da suspensão (agora em alumínio leve e de elevada rigidez) e nova configuração da direção (concebida para proporcionar maior facilidade ao estacionar e melhor “feedback” a velocidades médias a altas). Os pneus, os amortecedores e a taxa de amortecimento foram regulados para melhorar o conforto de condução.
O desenho “multilink” inclui juntas de alumínio leves e de elevada resistência à frente e atrás, e conjuga peso reduzido com elevada rigidez através da utilização de um estabilizador oco e de alumínio forjado nos braços inferior dianteiro e superior traseiro. Integra também um casquilho de tipo hidráulico no braço inferior dianteiro e uma travessa que serve como suporte anti-vibração para proporcionar uma condução mais suave.
O sistema de travagem é composto por discos de travão maiores do que na geração anterior, sendo agora de 350 mm à frente e atrás, em ambos os casos ventilados.
A sublinhar o cuidado da Mitsubishi com a segurança está a construção da estrutura do modelo com aço de resistência ultraelevada em áreas-chave, incluindo várias estruturas de encaminhamento de carga para melhorar a absorção de energia numa situação de colisão e oito airbags. Em termos de assistentes, estes são constituídos por uma mistura de sensores ultrassónicos, tecnologia de radar e de câmara, ajudando a evitar obstáculos, alertar o condutor ou tomar medidas evasivas para minimizar ou evitar a ocorrência de incidentes.
A título de exemplo, o sistema de Mitigação de Colisão Frontal, de travagem autónoma de emergência baseado em radar, foi aperfeiçoado para ter em conta peões e ciclistas também nos cruzamentos. No total, o Outlander PHEV inclui mais de uma dúzia de tecnologias de segurança, nos quais se incluem a Travagem Traseira Autónoma de Emergência, o Aviso de Ângulo Morto com Assistência à Mudança de Faixa, Assistência à Estabilidade do Atrelado e cruise control adaptativo, entre outros.
O novo Outlander PHEV será produzido em Okazaki, no Japão, e conta com uma garantia de cinco anos ou 100.000 km, além de garantia da bateria de tração de 8 anos/160.000 km. As pré-vendas deverão começar no início do próximo ano, com as primeiras unidades a chegarem ao mercado no final de fevereiro ou início de março. Sem preços ainda confirmados, é de esperar que o novo Outlander PHEV tenha um custo em torno dos 45.000€ (sem IVA).
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