Oscar Piastri na “pole” no Bahrain
- José Caetano
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Oscar Piastri, em McLaren-Mercedes, conquistou a primeira posição na grelha de partida para a edição 21 do Grande Prémio do Bahrain, ronda 4 do Mundial. Para o australiano, segunda “pole position” em 2025 e na Fórmula 1 – primeira na China, na segunda corrida da temporada, que venceu. Lando Norris e Max Verstappen, os dois primeiros no campeonato, fora do “top-5”.

A Fórmula 1, uma semana depois da passagem por Suzuka, no Japão, encontra-se em Sakhir, no Bahrain, para a edição 21 de grande prémio que figura no calendário do Mundial desde 2004 e, em 2014, passou a realizar-se sob luz artificial. Hamilton e Ferrari detêm os recordes de vitórias – o piloto da Scuderia tem cinco, todas com a Mercedes, e a formação italiana sete! O tetracampeão Max Verstappen ganhou a corrida de 57 voltas ao circuito com 5,412 km e 14 curvas em 2023 e 2024, ambas arrancando da “pole position”, proeza que não repetiu da qualificação de hoje, que terminou na sétima posição, com 1.30,423 m, “contra os 1.29,841 m do mais veloz da sessão, Oscar Piastri.

O piloto australiano de 24 anos da McLaren-Mercedes, terceiro no campeonato, a 12 pontos de Verstappen e 13 do companheiro de equipa Lando Norris, o sexto na qualificação deste sábado, encontra-se em muito bom momento de forma. Prova-o esta segunda “pole position” em 2025 e na Fórmula 1 – primeira em Shanghai, na China, na ronda 2 do campeonato, que venceu! Piastri dispõe de oportunidade de ouro para “atacar” a quarta vitória na categoria, a segunda este ano. O neerlandês, em contrapartida, manifestou-se muito dececionado com o resultado e disse que está apenas a participar na luta pelo título, não a tentar ganhá-la. “Atualmente, os McLaren não são os meus rivais. Estou só a competir no Mundial”, afirmou.
O pós-qualificação para o Grande Prémio do Bahrain deste domingo (a corrida tem início marcado para as 16h00 de Portugal Continental) foi muito atribulado, com o anúncio de penalizações a George Russell e Andrea Kimi Antonelli. Os dois pilotos da Mercedes, durante a Q2 e após acidente de Esteban Ocon, da Haas, que parou a sessão momentaneamente, abandonaram as boxes precocemente e violaram as ordens do Diretor de Corrida. E, por isso, os dois foram penalizados com perda de uma posição na grelha de partida, o que promove Charles Leclerc à primeira linha.

Comments