Europa: país a país, os carros mais vendidos!
- Pedro Junceiro
- 19 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de fev.
Os automóveis mais vendidos de cada país da Europa podem dizer muito sobre as preferências dos condutores locais, sobretudo em termos de escolha das marcas locais. Neste artigo indicamos quais os automóveis mais vendidos nalguns dos principais mercados da Europa em 2024, com algumas surpresas à mistura.

O mercado automóvel europeu, com quase 13 milhões de unidades vendidas no acumulado da União Europeia, EFTA e Reino Unido, é bastante díspar no que toca às preferências dos condutores de cada país.
Se no cômputo dos mercados, o Dacia Sandero foi o mais vendido, com 268.101 unidades comercializadas, incluindo em Portugal, em muitos países, havendo marcas locais, as preferências dos compradores acabam por recair sobre modelos “patrióticos”.
Um bom exemplo é o de Itália, país onde a Fiat continua a dominar. A marca de Turim voltou a colocar o Panda na frente da tabela de vendas, um feito que alcançou pela 13.ª vez consecutiva. Com 99.871 unidades, o modelo renovado em meados de 2024 representou 69% das vendas da Fiat no ano passado em solo transalpino, ficando à frente do Dacia Sandero.

Em França, por outro lado, foi um modelo francês a receber o estatuto de mais vendido, neste caso, o Renault Clio, com 91.435 unidades, seguindo-se mais um modelo gaulês, o Peugeot 208. Na Alemanha, o modelo mais vendido foi o Volkswagen Golf (100.183 unidades), seguido por mais dois modelos da marca, o T-Roc (produzido em Portugal) e o Tiguan, num pódio inteiramente dominado pela companhia de Wolfsburgo. O Golf foi também o mais vendido na Áustria, à frente do Skoda Octavia e do Tesla Model Y.
Mas se há país onde as escolhas nacionais ficam patentes de forma impressionante, a Chéquia destaca-se: seis modelos da Skoda nos seis primeiros lugares, com o Octavia a ser o mais vendido, à frente de Karoq, Kodiaq, Kamiq, Scala e Fabia!
E, ainda no tema das escolhas patrióticas, na Roménia, liderou um Dacia, mas não o previsível – o Logan foi o mais vendido em solo romeno (14.974 unidades), logo à frente do Duster e do Sandero.

Em Espanha, porém, com uma indústria automóvel doméstica bastante importante, o modelo mais vendido foi o Dacia Sandero, com 32.994 unidades, ficando à frente do Toyota Corolla e do SEAT Ibiza. No Reino Unido, o modelo mais vendido foi o Ford Puma (48.340 unidades), ficando à frente do Kia Sportage e do Nissan Qashqai.
Na Bélgica, o mais vendido em 2024 foi um modelo de segmento “premium”, neste caso o BMW X1 (incluindo o iX1), à frente de Tesla Model Y e do Dacia Sandero. Já na Grécia, país usualmente liderado por modelos da Toyota, o Yaris Cross foi o mais vendido, com 8.181 unidades matriculadas, à frente do Yaris.
O Model Y da Tesla também liderou a tabela de modelos preferidos nalguns mercados, como os da Dinamarca, Noruega, Países Baixos, Suíça e Suécia.

Comments