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Foto do escritorPedro Junceiro

Opel atualiza Mokka também na tecnologia

O SUV com que a Opel concorre no segmento B recebeu atualização que permite mantê-lo competitivo numa categoria muito concorrida. No SUV mais compacto da marca alemã propriedade da Stellantis, modernização da imagem (exterior e interior) e dos conteúdos tecnológicos.



Tendo sido o primeiro modelo da Opel a apresentar o novo estilo da marca, destacando-se desde logo a grelha dianteira coberta (apelidada de Vizor), o Mokka é agora submetido a uma ligeira atualização de conteúdos, tanto por fora, como por dentro, para se manter competitivo no segmento B-SUV.

 

O painel dianteiro em preto mantém-se mas integra agora o novo “Opel Blitz” ao centro, que forma um elemento contínuo com os faróis. Tal como no novo Frontera, a familiar assinatura em forma de asa das luzes LED à frente e atrás foi modernizada, com três “blocos de iluminação”. Fazendo jus ao lema “black is beautiful” (o preto é belo), o Mokka passa a ter uma linha de design preta do capot até à traseira, passando por cima das janelas laterais, em todas as variantes.

 

No Mokka GS, os revestimentos pretos na frente, na traseira e nas cavas das rodas foram pensados para transmitir elegância desportiva.

Em linha com a abordagem “Greenovation” da Opel, as jantes aerodinâmicas especiais (disponíveis para o Mokka Electric) e o para-choques dianteiro redesenhado melhoram a aerodinâmica. Além disso, a exemplo do que sucede no Grandland, também o Mokka passa a dispensar completamente as aplicações cromadas no exterior.



Menos botões a bordo 

Obedecendo à filosofia de maior sustentabilidade no interior, todos os tecidos são fabricados a partir de materiais com conteúdo reciclado. Outra novidade é também a simplificação do “design” a bordo, com alguns dos comandos físicos a serem suprimidos e a passarem para o ecrã tátil central. Ou seja, há menos botões físicos, para um ambiente mais “limpo”.

 

Os restantes interruptores para o travão de estacionamento elétrico e para os modos de condução selecionáveis (no Mokka Electric e nas variantes automáticas) derivam do Grandland. Destaque ainda para o volante novo, achatado na parte superior e inferior, que oferece um visual mais desportivo ao habitáculo, e para a consola central entre os bancos dianteiros, em tom prateado mate mais claro do que antes.



Infoentretenimento novo 

A Opel aplicou ainda um sistema de infoentretenimento novo com navegação integrada com base em ecrã de 10 polegadas, a mesma dimensão do painel de instrumentos digital para o condutor. O sistema de infoentretenimento pode ser operado através de “widgets”, tal como um smartphone, admitindo ainda o comando vocal “Hey, Opel” para ativar algumas funções apenas com recurso à voz (reconhece linguagem natural). Ambos os ecrãs podem ser personalizados de várias formas e o sistema reconhece o perfil pessoal do condutor no smartphone ligado (sempre sem fios). Podem ser configurados vários atalhos virtuais no ecrã central e diferentes esquemas de cores.


As atualizações de mapas são disponibilizadas “over-the-air”

Quando encomendado com o sistema de navegação integrado, as atualizações de mapas são disponibilizadas “over-the-air”. O sistema também aprende constantemente graças ao ChatGPT (disponível em combinação com o Connected Navigation) e – com base nos hábitos do perfil de condutor associado – sugere destinos e trajetos de forma independente. A aplicação myOpel pode ser utilizada para enviar o destino e a rota correspondente para o veículo, ao passo que os smartphones beneficiam de carregador sem fios. A câmara de visão traseira de 180 graus é opcional.



Gama simplificada 

O processo de seleção do novo Mokka foi melhorado, com versões de equipamento “Edition” e “GS”, as quais podem ainda ser personalizadas com packs individuais. A gama de motorizações abarca três opções: na base está a variante 1.2 Turbo a gasolina de 136 cv, seguindo-se uma versão “mild hybrid” com este mesmo motor, mas assistido por um sistema eletrificado de 48 V que alimenta um motor elétrico de 28 cv (21 kW) de forma a reduzir os consumos e as emissões poluentes. Em baixas velocidades, o Mokka Hybrid pode até circular em modo elétrico durante alguns instantes, dependendo do tipo de percurso e da carga da bateria.

 

Para quem prefere versões completamente sem emissões, a marca tem ainda o Mokka Electric, com motor de 156 cv (115 kW) de potência e 260 Nm de binário, alimentado por bateria de 54 kWh, com uma autonomia WLTP de 403 km.

 

“O nosso Mokka é um sucesso. Arrojado, puro e inconfundível – um automóvel cheio de carácter que se destaca na multidão. É exatamente por isso que apenas aperfeiçoámos suavemente o seu design contemporâneo com o novo ‘Opel Blitz’ e elementos gráficos. A maior mudança pode ser encontrada no interior. O ‘cockpit’ parece agora ainda mais nítido e retoma o grafismo do ‘Opel Vizor’ da parte dianteira do veículo”, afirmou o CEO da Opel, Florian Huettl.

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