top of page

100 anos do Opel “Laubfrosch”

A Opel está a comemorar o centenário do início da produção de automóveis numa linha de montagem. O icónico “Laubfrosch” foi o primeiro modelo fabricado assim na Alemanha!



“Pequeno, verde e fora do convencional”, é assim que a Opel descreve o seu modelo 4/12 PS, um automóvel que não só foi um dos responsáveis por tornar a mobilidade automóvel acessível como foi, igualmente, um produto revolucionário, assumindo-se como o primeiro modelo produzido em série, numa linha de montagem, na Alemanha, há precisamente 100 anos.


Sempre pintado de verde, o 4/12 PS – o modelo rapidamente ganhou a alcunha “Laubfrosch”, a palavra alemã que descreve uma espécie de uma pequena rã – foi o resultado de uma grande transformação no processo de produção da Opel, cuja eficiência levou a uma bem-vinda, do ponto de vista do cliente, redução dos preços. Entre maio de 1924 e junho de 1931 foram produzidas 120.000 unidades.



A inovação não se ficou apenas pela introdução da linha de produção, mas também se fez sentir a nível técnico. O pequeno Opel recorria a um motor de 4 cilindros com caixa de velocidades de flange direta, tampas de cilindro amovíveis, lubrificação por bomba de óleo, embraiagem de discos múltiplos em aço, para-brisas regulável e rodas em aço. A velocidade máxima era de 60 km/h. Há 100 anos, atenção!


A Opel anunciava-o como o “automóvel para todos”, para democratizar a mobilidade individual por um preço de 4500 Rentenmark no início da produção, pouco em comparação com os demais veículos, mas ainda assim tão caro como uma casa particular. Porém, graças ao desenvolvimento da tecnologia aplicada na linha de montagem, o preço de compra foi descendo ao longo dos anos. Em 1930, o Opel 4/20 PS estava disponível numa versão de dois lugares por apenas 1990 Reichsmark, tendo sido ultrapassada a marca de 100.000 unidades produzidas até esse momento.



Na primavera de 1924, o objetivo inicial da marca era atingir uma produção diária de 25 exemplares, mas no final desse mesmo ano já se fabricavam 100 unidades todos os dias, número que rapidamente subiu para 125 graças à aplicação do princípio da melhoria contínua. O preço continuou, ao longo dos anos, a baixar e o aumento da capacidade de produção garantiu, igualmente, que os tempos de espera pelo “Laubfrosch” fossem cada vez menores. Já lá vão 100 anos.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page