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Foto do escritorAntónio de Sousa Pereira

Opel Frontera desde 24.990 €

Na era da eletrificação, novo B-SUV da Opel proposto apenas com motores a gasolina híbridos e motorização 100% elétrica. À venda em Portugal a partir de outubro, mas já disponível para encomendas, desde 24.990 €, este modelo recupera nome emblemático para a marca alemã, mas é tudo o que tem em comum com esse seu remoto antecessor



Vinte anos volvidos sobre o fim da produção da segunda geração do que considera ter sido o seu primeiro Spor Utility Vehicle (SUV), regresso de um nome emblemático para a Opel, agora para suceder ao Crossland, e concorrer no segmento B-SUV, onde se junta ao mais compacto Mokka. E com a casa do relâmpago a afirmar que incorpora todos os valores que definem a sua estratégia comercial atual


Construção de aparência sólida e robusta, mesmo que, como é hábito na classe, os plásticos duros dominem.

 

O Frontera mede 4,38 m de comprimento e 1,627 m de altura, dimensões próximas das do Grandland e que o colocam no topo da classe neste domínio, e permitem oferecer uma ampla habitabilidade (em opção, por 800€, somente com motorizações híbridas, terceira fila de bancos – rebatíveis e removíveis –, para aumento da lotação para 7 lugares), assim como uma bagageira cuja capacidade varia entre 460-1600 litros. A decoração interior apresenta-se de acordo com os cânones da marca, dominando-a os dois ecrãs de 10” (no nível de equipamento de topo).



Tecnicamente, soluções conhecidas de outros automóveis novos da Stellantis, como a plataforma partilhada, por exemplo, com os novos Citroën C3 Aircross ou o Fiat Grande Panda. Quanto a motorizações, quatro opções, todas eletrificadas, e possíveis de combinar com qualquer dos dois níveis de equipamento disponíveis (Frontera e GS): 1.2 Turbo a gasolina com tecnologia mild hybrid a 48V (motor elétrico de 28 cv), nas declinações de 100 cv (caixa manual de 6 velocidades) e 130 cv (caixa pilotada eDCT, também de 6 relações); ou variante 100% elétrica de 113 cv (83 kW), com bateria de 44 kWh (autonomia de 306 km no ciclo europeu WLTP) ou 54 kWh (400 km de autonomia), apta a recuperar de 20 a 80% do armazenamento de carga em 26 minutos num posto rápido de corrente contínua.


Já disponível para encomenda, o novo Frontera chegará ao mercado nacional de forma faseada: em outubro, versões Hybrid de 136 cv (desde 26.490 €) e Electric com bateria de 44 kWh (desde 29.990 €), havendo que aguardar por fevereiro de 2025 para aceder às variantes Hybrid de 100 cv (desde 24.990 €) e Electric com bateria de 54 kWh – o nível de equipamento GS obriga, em qualquer dos casos, ao dispêndio adicional de 3500 €.

 

Duas curiosidades adicionais: o novo Frontera, no nível de equipamento de acesso, é o primeiro Opel a não incluir rádio (não obstante, faz parte do opcional Pack Tecnologia), em seu lugar surgindo um suporte para “smartphones”, com ligação sem fios ao sistema de som da viatura, para os que preferem o “streaming” musical às ondas hertzianas; para o nível de equipamento básico é proposto o apelativo Pack Style, composto, entre outros itens, pelo tejadilho branco e pelas jantes de aço de 16” pintadas na mesma cor.

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