top of page

Opel Design Studio nasceu há exatamente 60 anos

O primeiro do seu género na Europa, a Opel inaugurou o Design Studio em Rüsselsheim em 1964. Em seis décadas de atividade, foram ali concebidos alguns dos protótipos e estudos conceptuais mais importantes da história da marca.


Opel Experimental GT (1965)

No ano em que celebra 125 anos de produção automóvel, a Opel está igualmente a celebrar o 60º aniversário do Design Studio, o primeiro centro de design automóvel do seu género na Europa. O Opel Design Studio foi o responsável pela conceção e evolução da filosofia de design dos modelos da marca, bem como pela construção e desenvolvimento de inúmeros estudos e protótipos, desde o Opel Experimental GT de 1965 até ao mais recente Opel Experimental.


Opel Experimental (2023)

“Os nossos modelos de produção encantam os nossos clientes com o seu design arrojado e puro. A partir do Experimental GT, a Opel revelou conceitos icónicos que mostraram o nosso futuro automóvel, sendo o Opel Design Center o berço desta criatividade. Há seis décadas que os nossos designers dão vida a sonhos automobilísticos tornando-os realidade para um vasto público”, afirmou Mark Adams, Vice-Presidente de Design da Opel/Vauxhall



O edifício N10, onde está instalado o Opel Design Studio, é uma autêntica fortaleza de acesso muito limitado, tal como descrito por um funcionário: “É mais fácil entrar no Fort Knox do que no N10”. A sua inauguração foi efetivamente um marco na história da indústria automóvel na Europa, uma vez que era comum, até então, que os fabricantes recorressem a especialistas externos para o desenvolvimento dos seus estudos e protótipos.


“É mais fácil entrar no Fort Knox do que no N10”

Instalaram-se, assim, três novos departamentos no edifício N10. O departamento de interiores, para determinar as formas e os materiais usados no habitáculo, uma segunda equipa para trabalhar apenas sobre a carroçaria do veículo, a sua silhueta e proporções, e ainda um terceiro grupo de pessoas dedicado ao pioneirismo e inovação, focando-se na linguagem e emoções associadas ao design para desenvolver conceitos e ideias de mobilidade totalmente novos.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page