top of page

NXT Gen Cup nas quatro rondas europeias do Mundial

Campeonato admite apenas pilotos com idades entre 15 e 25 anos e realiza-se com o LRT NXT1 baseado no elétrico Mini Cooper SE. Estreia em Misano, a 13 de abril



A Fórmula E, a partir da ronda 6 da Época 10, que coincide com o primeiro ePrix do fim de semana duplo do Campeonato do Mundo, a realiza em Misano, Itália, passa a contar com categoria de apoio, o que não sucede desde Berlim-2020, à época da pandemia de COVID-19, que marcou o ponto final no Jaguar I-Pace eTrophy introduzido em 2018, em Diriyah, Arábia Saudita! Trata-se da NXT Gen Cup, competição com raízes na Suécia que limita a participação a 20 pilotos, todos com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, e realizada com o LRT NXT1 derivado do Mini Cooper SE.



O LRT NXT1 desenvolvido e fabricado pela Lestrup Raving Team pesa somente 1150 kg, tem tração dianteira e encontra-se equipado com motor elétrico de 182 cv com função “boost” que “liberta” mais 60 cv sempre que é ativado o programa “push-to-pass” que facilita todas as ultrapassagens! A bateria de 30 kWh de capacidade é suficiente para o tempo de corrida (20 minutos) e a tecnologia de 800V permite recarregamentos muito mais rápidos. O “pacote” também inclui sistema de regeneração de energia durante as desacelerações e travagens, suspensões com amortecedores reguláveis Öhlins e pneus Hankook do tipo “semi-slick”.


O campeonato NXT Gen Cup tem como objetivo a deteção de talentos para o desporto automóvel e a associação à Fórmula E garante-lhe mais notoriedade devido ao impacto mediático do campeonato que tem estatuto de Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) desde o arranque da Época 7 (2020-21), que terminou com vitórias do neerlandês Nyck de Vries – na galeria de campeões da categoria, sucedeu ao português António Félix da Costa – e da Mercedes-EQ.



O arranque da NXT Gen Cup encontra-se dependente de “luz verde” da FIA. Este ano, o calendário integra seis corridas, quatro nas rondas europeias do Mundial de Fórmula E, em Misano (13 e 14 de abril), Mónaco (27 de abril), Berlim (11 e 12 de maio) e Londres (20 a 21 de julho), duas em etapas do campeonato alemão DTM, primeiro em Norisring (5 e 7 de julho), depois em Hockenheim (18 a 20 de outubro). O “plantel” conhecer-se-á apenas nas próximas semanas, antecipando-se que a maioria dos pilotos tenha idade igual ou inferior a 17 anos.



A primeira edição do NXT Gen Cup realizou-se em 2023 (e a participação teve um custo aproximado de 80.000 €) e terminou com a vitória do sueco Elias Adestam, de 16 anos. Em todas as rondas da temporada, exceto na visita ao Mónaco, duas sessões de treinos livres, uma qualificação e uma corrida – todas com 20 minutos de duração!


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page